Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Ibama Faz Operação Para Combater Venda de Animais na Internet

Com objetivo de combater o comércio ilegal de animais silvestres via redes sociais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou uma operação no estado de São Paulo. Os alvos foram selecionados após investigação iniciada em 2017, que identificou 1.277 animais expostos à venda na internet em 15 estados.

Em todos os estados envolvidos, a Operação Teia já cumpriu 34 mandados de busca e apreensão, 12 pessoas foram detidas e 137 animais foram resgatados. O órgão também aplicou R$ 518,6 mil em multas. Entre os animais silvestres nativos da fauna brasileira mantidos em cativeiro ilegal havia serpentes, jabutis, lagartos, jacarés, macacos, iguanas, escorpiões e aranhas.

Jabuti resgatado por agentes do Ibama (Foto: Ibama/ Divulgação)

Agentes ambientais também recolheram espécies exóticas como corn snake (cobra-do-milho), píton, pogona e tigre d’água. O coordenador de Operações de Fiscalização, Roberto Cabral, afirmou que os responsáveis serão penalizados. “Embora exista certa dificuldade em comprovar a autoria de crimes ambientais realizados pela rede, identificamos e vamos responsabilizar os infratores”, afirmou.

(Texto: Agência Brasil)

Formado em Jornalismo pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Já atuou como repórter nas três maiores redes de televisão do Brasil, sendo a Record TV de São Paulo a última delas. Também trabalhou em rádio, em jornal impresso e em assessoria de marketing e de imprensa.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.