Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

‘O Grafite na Cidade’ Mostra Como é Possível Revitalizar Espaços Públicos

Nascido nas ruas e usando a cidade como tela, o grafite tem alcançado cada vez mais reconhecimento como prática de arte urbana. Dessa forma, e usando a transformação social como premissa, ‘O Grafite na Cidade’ leva oficinas gratuitas de grafite para Guarujá e Praia Grande, a partir do próximo dia 09 de julho.

Antes de chegar à baixada, ‘O Grafite na Cidade’ passou por Campinas, no interior de São Paulo(Foto: Marcello Ferreira/ Divulgação)

Destinado a jovens de 12 a 18 anos, o projeto é gratuito. Serão 35 horas de oficinas, cujo objetivo é disseminar conhecimento acerca da teoria e prática do grafite que, de acordo o professor Luís Henrique Sniffo, já é legitimado como arte.

“Independente do espaço onde aconteça, esse projeto se apresenta para uma geração que já cresce tendo a presença da arte de rua em seu cotidiano. Então, como é do posicionamento dos movimentos do grafite e do hip hop, a transgressão de se colocar na rua faz com que cada vez mais pessoas tenham contato direto com isso”, explica.

Uma das intenções do projeto é apresentar o grafite como instrumento de revitalização do espaço público, conscientizando os participantes – e também a população – sobre a importância do cuidado com esses locais espalhados pelas cidades por onde passa.

“Para essa galera que já nasce em um ambiente que evidencia o grafite como arte, é imprescindível obter uma base para compreensão do movimento, de forma a entender todo o processo: porque é feito, quais sãos os movimentos que ali acontecem e o que cada um quer dizer? O primeiro passo da oficina é justamente esse”, pontua Sniffo.

O projeto vai beneficiar 20 jovens de cada cidade e, ao todo, serão dez encontros com duração de 3h30. As inscrições – também gratuitas – acontecem de 16 a 29 de junho: no Guarujá, o formulário estará disponível na Usina HIP HOP; em Praia Grande é só comparecer ao Palácio das Artes para efetuar a inscrição. O material didático e de pintura também será disponibilizado gratuitamente durante as oficinas.

Para encerrar as atividades, cada grupo vai realizar a pintura de um muro em espaços públicos do Guarujá e de Praia Grande, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo das oficinas. “A vivência prática associada à técnica, além do contato real do processo como um todo, é muito importante para o desenvolvimento do aluno. É um estopim para que essa galera, que vai passar pelas oficinas, possa carregar para o resto da vida essa bagagem artística, principalmente da arte de rua, que tem muito a mostrar a todos nós”, conclui Luís Henrique.

Idealizado pela Numen Produtora, ‘O Grafite na Cidade’ já passou por Campinas e tem patrocínio do Atacadão, incentivo do ProacSP e apoio do Governo do Estado de São Paulo.

(Foto: Marcello Ferreira/ Divulgação)

Serviço: “O Grafite na Cidade”

Guarujá

Inscrições: De 16 a 29 de junho de 2018, das 08h às 18h

Onde: Usina HIP HOP – Rua Duque de Caxias, 470, Parque Estuário (Vicente de Carvalho), Guarujá/SP

Oficinas: De 09 a 20 de julho (segunda a sexta), das 08h30 às 12h, na Usina HIP HOP

Praia Grande

Inscrições: De 16 a 29 de junho de 2018, das 13h às 18h

Onde: Palácio das Artes – Avenida Costa e Silva, nº 1.600, Praia Grande/SP

Oficinas: De 09 a 20 de julho (segunda a sexta), das 14h30 às 18h, no Palácio das Artes

(Texto: Patrícia Nascimento/ Assessoria de Imprensa)

Formado em Jornalismo pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Já atuou como repórter nas três maiores redes de televisão do Brasil, sendo a Record TV de São Paulo a última delas. Também trabalhou em rádio, em jornal impresso e em assessoria de marketing e de imprensa.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.