Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Uber, Ônibus, Trem, Metrô! O que esperar de mais um dia de greve

Prefeito anunciou que 14 postos na capital passaram a fornecer combustível à prefeitura (Foto: Instagram)

Enquanto se discute no que vai dar essa greve, paulistanos já se preparam para mais um dia incomum. Caminhoneiros ainda dificultam o abastecimento de postos de combustíveis e bombas permanecem secas em nove de cada dez postos nesta terça-feira (29).

Quem depende de ônibus é bom se preparar para encontrar apenas parte da frota na rua. A SPTrans deve operar com 60 a 70% dos coletivos.

“Nós temos um problema grave de abastecimento na cidade. Quero fazer um apelo para que eles [caminhoneiros] possam voltar a trabalhar”, disse o prefeito Bruno Covas.

Por outro lado, a prefeitura de São Paulo informou que tem estoque de combustível para manter os serviços essenciais, como CET, SAMU, ambulâncias, Guarda Civil Metropolitana e Defesa Civil. O município conseguiu comprar 1,5 milhão de litros que estão sendo destinados à veículos oficiais. Já são 14 postos à disposição da administração pública.

Para facilitar o transporte de paulistanos, os trens da CPTM e do Metrô vão funcionar com horário maior. As operações começarão mais cedo, às 4h, e serão encerradas mais tarde, à 1h. Esse novo horário já vale a partir da noite de hoje (28)

“A exceção é a linha 13-Jade da CPTM, que por enquanto funciona em operação assistida das 10h às 15h”, afirma nota.

A zona de restrição para caminhoneiros e o rodízio municipal estão suspensos.

Pra quem usa aplicativos para se deslocar, o preço está mais caro desde o fim de semana. No começo da noite desta segunda, o valor da corrida de Uber estava quase o dobro de um dia normal.

EDUCAÇÃO

Universidades públicas e algumas privadas suspenderam as aulas por causa da greve dos caminhoneiros. As aulas nas escolas municipais e creches estão mantidas. O serviço de merenda está garantido e o fornecimento de gás foi normalizado nesta segunda nos locais onde havia falta.

SAÚDE

Para manter o estoque de insumos para eventuais emergências, a Secretaria Municipal da Saúde cancelou cirurgias eletivas que estão sendo remarcadas em cinco hospitais municipais: Carmino Caricchio (Tatuapé), Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), Ignácio Proença de Gouveia, José Soares Hungria e Mario Degni.

“As cirurgias eletivas estão mantidas nos hospitais municipais Alexandre Zaio, Alípio Correa Netto, Arthur Ribeiro Saboya, Benedicto Montenegro, Waldomiro de Paula, Tide Setubal, Menino Jesus, Vereador Storopolli e Cidade Tiradentes, assim como na Maternidade Cachoeirinha. No M’ Boi Mirim, estão sendo reagendas apenas as cirurgias de hérnia e urologia. Nesta terça-ferça (29), também não serão realizados exames de rotina nas Unidades Básicas de Saúde”, esclarece nota da prefeitura.

COLETA DE LIXO E VARRIÇÃO

“A coleta de lixo domiciliar opera normalmente até terça-feira à noite. A coleta seletiva segue suspensa, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos estão mantidos. Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros foram incrementados e estão garantidos até terça-feira à noite. A Prefeitura pede a população que mantenha em suas residências, na medida do possível, os resíduos recicláveis até a normalização do serviço”, finaliza.

SERVIÇO FUNERÁRIO

Serviço está garantido até terça-feira à noite.

Formado em Jornalismo pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Já atuou como repórter nas três maiores redes de televisão do Brasil, sendo a Record TV de São Paulo a última delas. Também trabalhou em rádio, em jornal impresso e em assessoria de marketing e de imprensa.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.