Liberado! Restituição do Imposto de Renda, veja quando você vai receber
Foi liberado pela Receita Federal informação do calendário de pagamento da restituição do imposto de renda 2023. A restituição é um direito do contribuinte, mas nem todas as declarações terão direito a esse benefício. O valor a ser restituído varia de acordo com uma série de fatores, como patrimônio e gastos dedutíveis. A liberação da restituição é feita de acordo com a quantia “a mais” paga pelo contribuinte, construída por meio dos gastos dedutíveis que geram descontos no valor final e recebida em forma de restituição. É importante lembrar que nem todos os gastos são dedutíveis e que os comprovantes de pagamento são fundamentais para a solicitação da restituição.
Os gastos dedutíveis permitem que o contribuinte aumente o valor da restituição do IRPF 2023. São exemplos de deduções: gastos em educação (até o limite de R$3.561,50 por pessoa), saúde (sem limitação), previdência privada (limitados a 12% do rendimento tributável do ano vigente) e pensão alimentícia (desde que o recebedor seja declarado como “alimentado” e não como dependente).
O calendário de restituição do IRPF 2023 terá cinco lotes de pagamentos que serão feitos na conta corrente informada pelo contribuinte durante o envio da declaração, sendo o primeiro lote em 31 de maio e o último em 29 de setembro. A Receita Federal libera a consulta da restituição do IRPF 2023 pelo site da instituição ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Prioridade no recebimento
Algumas pessoas têm prioridade no recebimento da restituição, como idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos acima de 60, contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para adiantar o saque, é importante enviar a declaração logo no início do prazo, optar pelo modelo pré-preenchido e cadastrar sua chave PIX para receber a restituição.
Veja o calendário da restituição
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física em 2023 serão feitos em cinco lotes de acordo com o calendário da Receita Federal:
1º lote de restituição – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 31 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 29 de setembro.
É importante lembrar que o depósito será feito na conta corrente informada pelo cidadão durante o envio da declaração. Caso a quantia não seja depositada, o contribuinte tem a opção de fazer o resgate no Banco do Brasil.