Mais de mil semáforos foram atacados por vândalos em seis meses
Um relatório divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego apontou que entre janeiro e julho deste ano foram registradas 1.034 ocorrências de furtos ou roubos nos semáforos da cidade de São Paulo, sendo 323 referentes a controladores e 711 cabos elétricos, o que corresponde a aproximadamente 32 quilômetros de cabos.
A região central da capital paulista é o local com maior incidência desse tipo de ocorrência. No ano passado, a CET registrou 761 ocorrências de vandalismo em semáforos, sendo 577 casos por furto de cabos e 184 nas caixas de controle dos equipamentos. Foram 48 quilômetros de cabos furtados no ano. Vale destacar que o vandalismo de uma caixa controladora pode afetar o funcionamento de até cinco semáforos da região.
Para combater o vandalismo nos semáforos, a CET tem adotado medidas como aumentar a altura dos controladores e a instalação de fitas de aço para lacrar suas portas. Além disso, a Companhia mantém conversas frequentes com a Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana para identificar e punir os envolvidos nos atos.
Operação
Após a CET levantar os locais com maior incidência destes crimes, policiais civis fizeram na manhã desta quinta-feira (2) uma operação contra o furto de fios de semáforos e de postes de iluminação em São Paulo. Os alvos foram os receptadores do material.
Nos Campos Elíseos, região Central, policiais encontraram em uma oficina material que aparenta ter sido retirado de postes. Uma equipe da CET acompanhou a operação e a ocorrência foi registrada no 3º Distrito Policial, também no Centro.
*com informações da prefeitura de São Paulo