Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Justiça determina fechamento do comércio de Barretos

Cidade regrediu para a fase 1, a mais grave.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Uma decisão da Justiça determinou que a prefeitura de Barretos, no interior paulista, cumpra o planejamento do governo estadual para flexibilização da quarentena contra a pandemia do novo coronavírus. Na semana passada, o prefeito Guilherme Ávila editou decreto mantendo o comércio aberto na cidade, apesar do município ter retrocedido na classificação do plano estadual que estipula o nível de isolamento social necessário para cada região.

(Amanda Perobelli/via Agência Brasil)

Barretos tinha voltado a ser enquadrada na fase 1 – vermelha – de maior restrição de atividades. Ou seja, só podia autorizar o funcionamento de serviços considerados essenciais, como de logística, saúde, segurança e abastecimento. O município estava na faixa 3, amarela, chamada de flexibilização, quando podem funcionar até mesmo salões de beleza, bares e restaurantes. O governo de São Paulo prolongou o período de quarentena no estado até o dia 28 de junho.

O decreto assinado pelo prefeito Guilherme Ávila e publicado na última quarta-feira (10) no Diário Oficial de Barretos, manteve o funcionamento, com restrições, de restaurantes, lanchonetes e academias. Pelo texto, os locais devem manter um controle de público e de distanciamento entre as pessoas.

Piora da situação

A decisão da Justiça que determinou a volta à restrição das atividades na cidade atendeu um pedido do Ministério Público. Segundo a promotoria, nos últimos dias a cidade teve uma piora nos indicadores que servem de base para avaliar a necessidade de quarentena em cada região.

“Desde quando implantada a fase 3, em pouco mais de 10 dias, o número de pacientes internados em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quase triplicou, passando de 12 para 33 pacientes. O número de pacientes internados em enfermaria já extrapolou a capacidade disponível, sendo parte remanejada para leitos de UTI cuja ocupação já alcança os 50%”, destacou o juiz Carlos Fakiani Macatti na decisão.

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura, Barretos tem 18 mortes confirmadas por covid-19 e cinco suspeitas. Já foram confirmados 438 casos da doença na cidade.

Plano de reabertura

O governo paulista definiu cinco fases no Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual e regionalizada da atividade econômica do estado. As fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

A cada 14 dias, o Plano São Paulo reestuda cada uma das regiões para analisar em que fase elas se encontram. O plano analisa cinco indicadores: a taxa de ocupação e quantidade de leitos de UTI a cada 100 mil habitantes, além dos números de casos, de óbitos e de internações registradas nos últimos sete dias. Se houver melhora nos indicadores, a região sobe de nível, por exemplo. Mas se ocorrer piora, ela pode regredir de fase.

A reportagem de Agência Brasil entrou em contato com a prefeitura de Barretos, mas ainda não obteve resposta.

Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest