Maranhão começa vacinar trabalhadores do Porto do Itaqui

Governo do Maranhão priorizou categorias ligadas ao porto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Lincoln Lisboa foi o primeiro funcionário da EMAP a ser vacinado (Foto: Divulgação) 

Começou, na manhã desta quinta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores do Porto do Itaqui. O secretário adjunto de Assistência em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinícius Quadros Ribeiro, participou do início da ação ao lado do presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago. Neste primeiro dia foram convocados trabalhadores da Autoridade Portuária e do OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra do Itaqui.

Após a inclusão desse grupo como prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo do Maranhão garantiu as doses. São profissionais que não pararam um só dia durante toda a pandemia, garantindo o abastecimento da população do Maranhão e da região e o equilíbrio da economia com as exportações.

A partir de segunda-feira (24) serão atendidos os trabalhadores das empresas e instituições com sede na poligonal do Porto do Itaqui, conforme chamada organizada pelas equipes da SES e representantes das empresas, com apoio do serviço médico da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). Importante lembrar que há vacina para todos esses trabalhadores, que devem aguardar orientação de sua empresa sobre local, data e horário para receber a primeira dose.

“Hoje nós iniciamos com 120 doses em uma espécie de teste de como será a operação nos próximos dias. É de extrema importância vacinar as pessoas que estão ligadas à atividade portuária, que é um serviço essencial para a comunidade. Estamos aqui trazendo esperança e um pouco mais de segurança para esse grupo”, afirmou o secretário adjunto. 

“Conforme anunciou o governador Flávio Dino, estamos cumprindo mais uma etapa do PNI, com os trabalhadores portuários. Esse é também um reconhecimento a esses trabalhadores que seguiram em atividade, mesmo nos piores dias da pandemia, para que o porto não parasse, garantindo o abastecimento de insumos para o próprio combate a essa doença, como materiais de limpeza e higiene, alimentos, etc.”, disse Ted Lago.

Jouberth Mendes, representante do Sindicato dos Estivadores, foi o primeiro trabalhador portuário a receber a vacina nessa ação no Porto do Itaqui. “É muito significativo estar aqui agora porque eu represento uma categoria que atua no cais e nas embarcações. Ter essa proteção para nós e abrangendo toda a área portuária, as pessoas da área administrativa também e os demais trabalhadores, é uma honra!”, declarou.

Pela EMAP, o guarda portuário John Lincoln Pereira Lisboa foi o primeiro trabalhador a tomar a vacina. “Estou muito feliz agora. Minha esposa teve Covid-19 duas vezes e eu estava muito preocupado, mas graças a Deus ela também é trabalhadora portuária e vai chegar até ela a vacina. A gente está na linha de frente, todo dia, então é uma grande alegria receber essa dose”, contou aliviado.

Por Gov. do Estado do MA

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas