OAB-SP elege primeira mulher presidente da entidade

Patricia Vanzolini tem 49 anos e atuará como presidente da seção São Paulo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) elegeu nesta quinta-feira (25) a criminalista Patricia Vanzolini, de 49 anos, para presidir a entidade no próximo triênio (2022 – 2024). Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da seccional, em 1930.

A disputa foi apertada. Até as primeiras horas da manhã desta sexta (26), a chapa de Vanzolini, “Muda OAB/SP” tinha 35,8% dos votos, contra 32,79% da segunda colocada. A vice-liderança do pleito ficou com a chapa “Conexão e União”, do atual presidente, Caio Augusto Silva dos Santos, que tentava reeleição. 

Também foram eleitos seis conselheiros federais, sendo três efetivos e três suplentes.

Close de Patricia Vanzolini, de óculos e batom vermelho. Cabelos curtos e grisalhos. Brincos pequenas, de pedras, e batom vermelho
Patricia Vanzolini, 49 anos, eleita presidente da OAB-SP (Reprodução)

Os titulares são: Alberto Zacharias Toron, Carlos José Silva dos Santos e Silvia de Souza.

Mestre e doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Vanzolini é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Damásio Educacional. Ela ingressou na OAB em 2002 e comemorou sua vitória pelo Twitter.

Cotas

Em dezembro de 2020, o colégio de presidentes de seccionais da OAB aprovou uma reivindicação simbólica para a classe: a proposta de paridade feminina nas eleições do órgão. 

Uma resolução do Conselho Federal da OAB estabeleceu paridade de gênero e política de cotas raciais a partir das eleições deste ano. As chapas só podem participar se tiverem no mínimo, 50% de mulheres e 30% de negros. 

A regra da paridade de gênero se aplica aos cargos de diretoria do Conselho Seccional, de conselheiros seccionais, de conselheiros federais e de diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados.

Por TV Cultura

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.