Por Cristina Indio do Brasil

- Banco de Sangue de São Paulo tem estoques em nível críticoHá necessidade dos tipos negativos O, A e B, diz instituição
- TSE suspende punição para quem não votou em 2020Medida é adotada devido ao agravamento da covid-19 no país
- Vacina de Oxford deve chegar hoje ao Rio de JaneiroForam contratadas duas milhões de doses
- ‘Tratoraço’ expõe uma gestão pública equivocada em São PauloPor Antônio Marchiori
- Samsung lança plataforma gratuita para professoresTecnologia é uma parceria com Google e Amplifica
A Vale acionou, de forma preventiva, o protocolo de emergência em Nível 1 da Barragem Forquilha IV, na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG). De acordo com a companhia, conforme acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM) a medida não impõe evacuação da população a jusante (direção da água à foz) da barragem.
A decisão, divulgada hoje (31) pela Vale, foi tomada a partir de uma avaliação da própria companhia e acertada com órgãos de fiscalização externos. Foi identificada uma anomalia na barragem durante inspeção de rotina.
“Com os fatos novos observados, a expectativa é que se torne negativa a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da estrutura. A Barragem Forquilha IV não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano”, informou a Vale em nota.
A empresa informou ainda que o acionamento do Nível 1 da Barragem Forquilha IV “não impacta o plano de produção de 2019, sendo certo que o plano de retomada da produção paralisada de, aproximadamente, 50 milhões de toneladas permanece inalterado, conforme apresentado no Relatório de Desempenho da Vale do 3T19, uma vez que este não prevê a disposição de rejeitos na estrutura nos próximos anos”.