Por Akemi Nitahara
- ABC adia volta às aulas e Capital avalia retorno dia 4Prefeitos condicionam retorno ao início da vacinação contra covid-19
- Treze cidades do Amapá voltaram a ficar sem energia elétricaEmpresa diz que “tal problema ocorre diariamente no Brasil”
- Deic prende assaltante de bancos, aviões pagadores e carro-forteSuspeito era procurado desde 2014, quando fugiu de presídio
- Pelo segundo dia, Brasil tem mais de mil mortes por covid-19 em 24 horasForam registrados hoje 1.274 mortes e quase 61 mil novos casos
- Câmara dos EUA aprova novo impeachment de TrumpPresidente foi acusado de “incitar insurreição” contra o Capitólio

O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, confirmou hoje (26) que o Brasil já enviou para o governo dos Estados Unidos a consulta para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador no país norte americano. Na diplomacia, essa consulta é chamada de agrément.
“Foi pedido o agrément e esperamos a resposta americana. É uma coisa que ocorre de acordo com a praxe diplomática, por seus canais próprios. Eu tenho a minha grande certeza de que será concedido esse agrément pelo governo americano e que o Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador”, disse Araújo.
A confirmação de Araújo foi feita durante a entrevista coletiva que o chanceler concedeu após a reunião de ministros das relações exteriores do Brics, bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que aconteceu na manhã de hoje (26) no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro.
Após a etapa de concessão do agrément pelo governo dos Estados Unidos, o nome do embaixador ainda precisa ser aprovado pelo Senado brasileiro.