Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Senadora por SP, Mara Gabrilli está com Covid-19

Apesar do isolamento, senadora pode ter pego o vírus da cuidadora.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Mara Gabrilli, senadora por São Paulo, durante reunião online
(Waldemir Barreto/Agência Senado)

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) anunciou hoje (19) que contraiu o novo coronavírus. Gabrilli é cadeirante, tetraplégica e sua atuação no Congresso Nacional, desde quando era deputada, é pautada pela proposição de políticas para as pessoas com deficiência. Apesar de fazer o isolamento social em casa, a senadora contraiu o vírus através da sua cuidadora, cuja mãe faleceu na semana passada em virtude do vírus.

O anúncio de sua contaminação foi lido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no início da sessão de hoje (19), e chamou a atenção para a situação delicada das pessoas com deficiência e seus cuidadores durante a pandemia. Gabrilli, assim como vários outros brasileiros, não podem prescindir de cuidados mesmo em tempos de pandemia.

“Sem a parceria e dedicação de uma cuidadora, não poderia sair da cama nem exercer cidadania. […] Imagine quantos brasileiros não estão passando pela mesma situação. Esse grupo representa uma população mais vulnerável nessa pandemia, justamente por estarem impedidos de adotar 100% o isolamento social. São pessoas que precisam de outras pessoas para serem seus braços, pernas, seus olhos, seu ponto de apoio”, disse a senadora em seu comunicado.

Ela também chamou atenção para a situação dos cuidadores, profissionais que ficam expostos ao vírus pela natureza do seu trabalho. “Não temos hoje uma política de cuidado no Brasil, nem mesmo um programa de apoio para os cuidadores familiares, que muitas vezes acumulam múltiplas jornadas como mãe, cuidadora, cozinheira e faxineira, vivendo destituídas da sua vida pessoal e profissional. O Estado brasileiro, infelizmente, deixa as pessoas à mercê da própria sorte e da caridade alheia”.

A senadora encerrou seu comunicado informando que ficará afastada de suas atividades enquanto não estiver curada da doença.

Gabrilli não é a primeira senadora a contrair o covid-19. O próprio presidente da Casa, Davi Alcolumbre contraiu a doença. Os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) ePrisco Bezerra, que substituiu Cid Gomes (PDT-CE) até o início de abril, também se contaminaram, mas, assim como Alcolumbre, já estão curado. 

Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias