
(Secretaria de Justiça/Fotos Públicas)
- Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até julho de 2022Notíciasrelacionadas Tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais até julho de 2022 Facebook bane contas ligadas aos militares de Myanmar Axis anuncia câmera dome fixa com Inteligência Artificial e Deep Learning A tecnologia do 5G estará disponível em todas capitais brasileiras até julho de 2022. O edital para o leilão do 5G foi aprovado […]
- Biden ordena ataque a aliados do Irã na SíriaAção é uma resposta a ataques contra americanos no Iraque
- Polícia encontra outra criança que era mantida em tamborA mãe da criança e outra mulher foram presas
- Hospital Albert Einstein tem fila de espera por atendimento, diz jornalOcupação por causa da covid-19 chegou a 104%
- Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz FiocruzNúmero de casos novos também cresceu, segundo a média móvel
A Justiça de Minas Gerais autorizou que 33 presos da cidade de Abre Campo, Zona da Mata mineira, ajudem na limpeza da região. Com a chuva que tem atingido o estado, estragos foram registrados em vários bairros do município.
A pedido do diretor-geral do presídio de Abre Campo, Leandro Freitas, o juíz Bruno Camêlo permitiu que presos ajudem na limpeza da cidade em troca da redução de pena. A cada três dias de trabalho, o detento terá um dia retirado da pena.
“A cidade ficou completamente destruída. Todo o centro comercial ficou alagado e dezenas de comerciantes perderam praticamente tudo. Estou aqui há sete anos e tenho carinho por este município. Poder ajudar de alguma forma neste momento é muito recompensador. Tivemos o apoio da prefeitura, do Judiciário e de parceiros do sistema prisional”, relata o diretor-geral do presídio.
Segundo ele, a prefeitura concede as ferramentas necessárias e o almoço dos internos, que trabalham de 8h às 16h. Inicialmente, o número de detentos era 16, mas foi ampliado durante esta semana.
Ponte Nova

Em Ponte Nova, a situação é similar. Para auxiliar na limpeza das ruas depois da cheia do Rio Piranga e dos ribeirões Vau-Açú e Oratórios, foram acionados 22 presos – que trabalham em uma parceria da prefeitura com o Complexo Penitenciário local – para fazer a remoção de lama e limpeza das vias. Os internos já tinham autorização judicial para trabalhar na parceria e fazem parte da equipe de funcionários que realizam a limpeza e manutenção de praças e ruas de Ponte Nova.
Segundo a diretora de Atendimento do Complexo Penitenciário do município, Aline de Araújo, os internos estão sendo muito bem recebidos por todos. Foram eles, também, que ajudaram no deslocamento de idosos e no transporte dos mobiliários e roupas de um asilo que foi atingido. “Eles estão fazendo a diferença. Devido ao efetivo reduzido de servidores da própria prefeitura, os internos conseguem ajudar bastante. Estamos muito satisfeitos com a parceria e em saber que eles estão sendo importantes para a cidade”, afirma.
Manhumirim
Nesta quarta-feira (29/1), cinco presos que cumprem pena em Manhumirim começaram a prestar os mesmos serviços no município. A cidade também foi bastante atingida pelas chuvas. O poder Judiciário, em parceria com o presídio, concedeu autorização para a saída dos internos.
*Com informações do Governo do Estado de MG