Vídeo flagra meteoro cruzando céu

Meteoro deixou rastro de luz intensa durante alguns segundos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Observadores dos céus puderam ver a rota luminosa de um corpo celeste que entrou na atmosfera terrestre na noite de ontem (29) e cruzou quatro cidades brasileiras. Segundo registraram as câmeras de observação climática da plataforma Clima ao Vivo, um bólido – objeto de origem desconhecida em rota de alta velocidade – iluminou os céus de Itamonte, Varginha e Patos de Minas, em Minas Gerais, e também pôde ser visto do Rio de Janeiro.

O fenômeno iluminou a praia de Copacabana, na Zona Sul da capital carioca. Os dados sobre a composição do meteoro, velocidade e rota não foram diagnosticados.

Segundo o astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês), Marcelo Zurita, asteroides, meteoros e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente.”

por Agência Brasil

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *