Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

CET multa mais de três mil motoristas por uso irregular de vagas

(Governo da Bahia/Reprodução)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aplicou 3.250 multas em veículos estacionados de forma irregular em vagas destinadas para Idosos e para deficientes. Os números são referentes a um ano de fiscalização.

A maioria das infrações é por desrespeito às vagas de idosos, totalizando 2.808 multas, enquanto que outras 442 autuações são por uso indevido das vagas para pessoas com deficiências.

Desde o começo de setembro de 2017, agentes também fiscalizam estabelecimentos privados. A ação é realizada em shoppings e em supermercados que já se adequaram à sinalização correta para estas vagas especiais, cumprindo as regras do Manual de Sinalização da CET.

De acordo com as resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência. A regularização das vagas deve ser realizada conforme o Manual de Sinalização da CET (disponível no site www.cetsp.com.br). Só assim os agentes poderão autuar motoristas infratores nestes locais.

Campanha

A Companhia de Engenharia de Tráfego irá realizar blitze para verificar se as vagas de idosos e pessoas com deficiências estão sendo cumpridas por motoristas nos estabelecimentos privados. A ação, que é recorrente, será intensificada entre os dias 18 e 21 de setembro em shoppings e hipermercados por conta da Semana da Mobilidade, onde estão programados vários eventos na cidade.

Vagas

Para utilização das vagas especiais, os idosos e deficientes devem possuir um cartão de estacionamento nominal específico. Quem estiver sem esse documento, poderá ser autuado. O desrespeito à lei resulta em multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de motorista. Para denunciar o uso irregular da vaga, o cidadão ou a administração do estabelecimento poderá acionar a CET pelo telefone 1188.

*Com informações da CET

Deixe seu comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificação de
1
×
Fale agora com nossa equipe!