Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Alunos da USP ajudam a criar cosméticos veganos

Mercado movimentou R$ 30,4 bilhões de janeiro a julho.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Imagem ilustrativa (Jornal da USP/Reprodução)


As empresas juniores da Universidade de São Paulo (USP) representam uma oportunidade para que estudantes tenham contato ampliado com o ambiente de negócios. Um exemplo é a atuação em conjunto com a Ambar Cosmetics, que aposta em cosméticos veganos, naturais e acessíveis para entrar em um mercado que já movimentou R$ 30,4 bilhões de janeiro a julho deste ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

A marca foi idealizada e é gerida apenas por mulheres: as irmãs Raquel de Souza Lima, bióloga, e Dakla de Souza Lima, publicitária e filósofa, Sara de Souza Lima, farmacêutica em formação, e Juliana Varie Tsuchida, quiropraxista.

A ideia surgiu de suas próprias vivências e necessidades por lidarem diariamente com as questões da sensibilidade, dermatites e alergias aos compostos de alguns cosméticos. Elas querem oferecer produtos naturais, veganos, livres de crueldade animal e com preços acessíveis, uma nova opção para os consumidores brasileiros.

Desafios

As empreendedoras procuraram empresas juniores da USP, que são geridas por estudantes, para auxiliá-las na criação da Ambar Cosmetics. A Farma Júnior, empresa do curso de Farmácia da USP, em São Paulo, contribuiu com a pesquisa de tonalizantes e formulação de produtos, como cremes e batons.

“Coordenar o time de projetos e conseguir uma formulação que atendesse às necessidades das clientes foram os maiores desafios”, revela a aluna Karen Richarde dos Santos, da Farma Júnior, ao Jornal da USP.

Outra empresa júnior que participou do empreendimento foi a Marketing Júnior, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Eles realizaram a pesquisa de mercado e o planejamento de comunicação da marca.

“Na primeira etapa, além de buscarmos compreender quais cosméticos as pessoas mais compram, era preciso saber os que mais causam alergias”, salienta o estudante de Marketing Yuri Dallabrida, diretor de projetos da empresa júnior, ao Jornal da USP. A pesquisa de mercado buscou compreender os possíveis concorrentes e as melhores estratégias para o lançamento da marca.

“Queríamos entregar uma solução completa para elas, mas havia outros elementos a serem pensados”, acrescenta Yuri Dallabrida, se referindo à abertura da empresa e toda a questão jurídica relacionada ao negócio. Aí entrou o trabalho da SanFran Jr., empresa gerida por estudantes da Faculdade de Direito (FD) da USP.

Projeções

A Ambar Cosmetics ainda não possui produtos disponibilizados, pois está em fase de desenvolvimento. Mesmo assim, a companhia tem grande projeções para o futuro. “Nossa visão é simples e única: nós queremos ser uma referência global na indústria da beleza para pessoas com peles sensíveis, e nós seremos”, destaca ao Jornal da USP Raquel de Souza Lima, uma das fundadoras.

Segundo a bióloga, a Ambar tem como pilares a transparência, para que as pessoas saibam sobre os componentes do produto e sintam-se seguras ao usá-lo, a segurança em relação aos insumos utilizados na formulação e a representatividade, buscando atingir diferentes públicos. É possível entrar em contato com a marca por meio da página no Instagram.

Empresas juniores

Para desenvolver o empreendedorismo na universidade, empresas juniores ajudam a desenvolver a autonomia e liderança dos estudantes. São entidades sem fins lucrativos, criadas e geridas por alunos dos cursos de graduação da USP.  Elas oferecem serviços e criam projetos de temas variados.

A Farma Júnior, por exemplo, realiza entre outras coisas formulação cosmética, treinamento em farmácia e análise microbiológica. É possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Para entrar em contato com a Marketing Júnior, o e-mail é [email protected]. Os integrantes realizam projetos como planejamento de comunicação e gestão estratégica para empresas.

A SanFran Jr. realiza emissão de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), emissão de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e outros. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

*Conteúdo do Governo do Estado de SP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias