Estado ultrapassa a marca de 100 mil mortes por covid-19

Covid-19 matou mais no interior do Estado nos últimos meses
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

O estado de São Paulo ultrapassou a marca dos 100 mil mortos pela Covid-19 neste sábado (8). A doença, que no início da pandemia, atingiu mais fortemente a Grande São Paulo, se espalhou pelo interior e litoral ao longo dos meses. Ao todo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são 100.649 desde março de 2020.

O estado concentra 24% das mortes ocorridas por Covid-19 em todo Brasil. Se fosse um país, São Paulo seria a nona nação mais atingida no mundo, ficando atrás de EUA, Índia, México, Reino Unido, Itália, Rússia, França e Brasil.

Em abril do ano passado, ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, apenas 16% dos óbitos pela doença aconteceram em cidades fora da região metropolitana da capital. Já em abril deste ano, a situação é bem diferente, pois 53% das mortes acontecem fora da capital. 

Durante o último mês, por exemplo, todas as regiões do interior tiveram mais de 80% de ocupação de UTIs para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus, e a maioria delas ultrapassava os 90%. Um dos municípios com a pior situação é Bauru, que chegou ter 98% dos leitos ocupados.

Um dos motivos para a lotação dos hospitais no interior é a falta de organização em relação às políticas de distanciamento social. Muitas cidades foram contra o Centro de Contingência do Estado e adotaram medidas menos rígidas do que o recomendado. 

Quem mais sofre com a Covid-19?

Segundo dados do governo de São Paulo, 56% dos mortos pela doença no estado são homens e 71% têm 60 anos ou mais, perfil semelhante ao observado no país. Entre os pacientes internados no território paulista, a taxa de cura é de 68%.

Por Tv Cultura

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas