Fragmento de meteoro cai em cidades de Minas Gerais

Os pedaços de rochas vistos da Terra têm quase o mesmo tamanho de uma máquina de lavar roupas e estavam a 30 km de distância do Planeta

Moradores de ao menos três cidades mineiras foram surpreendidos ao ver uma chuva de meteoros durante madrugadas da última semana. Quem presenciou a cena, relatou ter visto fortes clarões no céu, além de ter ouvido barulhos que se assemelhavam a trovões.

O fenômeno foi confirmado pela Bramon (rede brasileira de observação de meteoros) por meio de imagens gravadas por parceiros da instituição.

Notíciasrelacionadas

Na prática, o que a população presenciou foi o descolamento de meteoros, que são sobras da cauda dos cometas que ficam pelo caminho enquanto estes astros viajam pelo espaço.


Os pedaços de rochas vistos da Terra têm quase o mesmo tamanho de uma máquina de lavar roupas e estavam a 30 km de distância do Planeta, em uma velocidade de 51.000 km por hora. O clarão é resultado do impacto com a atmosfera.

O astrônomo Marcelo Zurita explica que, entre os meses de abril e maio, a Terra entra na rota de cometas que passam próximos de sua órbita. Com isso, fica mais fácil ver daqui a chuva de meteoros, a qualquer hora do dia.

— Eles provocam um fenômeno bem luminoso, o barulho de explosão e pessoas sentido tremores.

Em Minas Gerais, os relatos foram registrados em Patos de Minas, Lagoa da Prata e Carmo do Paranaíba, respectivamente a 415 km, 202 km e 362 km de Belo Horizonte. Moradores também relataram ocorrências em São Paulo e no Paraná.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade.

Notícias relacionadas

Orelhas & Tiaras

Mais - recentes

São Paulo