
Durante todo o mês de janeiro, as concessionárias CCR ViaOeste e CCR RodoAnel, coordenadas pela ARTESP (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo), apoiam a campanha Janeiro Roxo, que visa a conscientizar as pessoas sobre a Hanseníase. Ao longo do mês, as concessionárias divulgarão mensagens de prevenção nos painéis eletrônicos de mensagens no Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel. A ação é uma parceria com a SBH-Sociedade Brasileira de Hansenologia.
No Brasil, são registrados por ano 30 mil novos casos da hanseníase, o que coloca o País como o segundo no mundo com mais casos da doença, atrás apenas da Índia. O tratamento é gratuito em todo o território nacional e, em 2017, o Ministério da Saúde instituiu o mês de janeiro e a cor roxa para conscientização sobre a hanseníase.
A hanseníase
- Após cinco dias com mais de mil mortes, Brasil registra 551 óbitos em 24 horas
- Primeira brasileira é vacinada em São Paulo
- Anvisa aprova uso emergencial da Coronavac e Oxford
- Anvisa recomenda uso emergencial da CoronaVac
- São Paulo atinge maior média móvel de casos de covid-19
A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular, além de ser a doença infecciosa que mais cega. Se for diagnosticada a tempo, as sequelas podem ser controladas e o paciente terá uma vida normal.
Os sinais de alerta são manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, além da alteração ou perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque. A pessoa com a doença também pode ter áreas de dormência e sensação de formigamento e fisgadas no corpo, além de diminuição da força muscular, podendo apresentar dificuldade para segurar objetos.
Os exames de laboratório conseguem identificar menos de 50% dos casos, mas a SBH alerta que o exame clínico é suficiente para o diagnóstico.