
A partir da zero hora deste domingo (4), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal passam a seguir o horário de verão. O relógio vai ficar adiantado em uma hora até 15 de fevereiro de 2019.
Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.
O SindiTeleBrasil, Sindicato das operadoras de celular, informou à Folha de S. Paulo que os smartphones devem ser atualizados automaticamente. Apenas os aparelhos que estiverem com o modo data/hora manual podem não ser atualizados.
- Estado adia volta às aulas para 8 de fevereiro
- Anvisa aprova segundo lote da CoronaVac
- Republicanos propõem adiar julgamento de impeachment de Trump no Senado
- São Paulo terá fase vermelha durante noites, fim de semana e feriados
- Banco de Sangue de São Paulo tem estoques em nível crítico
O Ministério de Minas e Energia explica que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.
Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.
O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.
- Avatim lança formato econômico de franquia de cosméticos
- Empreendedor troca emprego e faculdade por franquia
- Para evitar filas, empresário cria totem para serviços bancários
- Ex ajudante de bar fatura R$ 200 mil com franquia de publicidade em saco de pão
- Franquia de bares amplia negócio de olho no consumo em casa