São Paulo

Lancha fará travessia entre São Sebastião e Ilha Bela

Com catamarãs da Dersa, pedestres terão serviço exclusivo e deixarão de usar balsa; investimento do governo do Estado é de R$ 3,6 milhões (Secretaria de Logística e Transportes/Reprodução)

Os usuários da Travessia São Sebastião/Ilhabela terão uma nova opção para fazer o trajeto a pé a partir do próximo sábado (19). Trata-se do novo serviço de pedestres que será oferecido pela Dersa com uso de catamarãs, com tarifa zero por um período de quatro meses.

O primeiro teste operacional foi realizado nesta quarta-feira (16) com a lancha LS-02, que passou por completo processo de reforma e modernização e recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões do governo do Estado, por meio da secretaria de Logística e Transportes de São Paulo.

Participaram do teste o secretário João Octaviano Machado Neto, o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.

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A embarcação, do tipo catamarã, é feita em fibra de vidro e tem capacidade para transportar até 370 passageiros, incluindo 33 ciclistas. A lancha foi totalmente remodelada, recebeu novo sistema hidráulico e elétrico, nova pintura, novos equipamentos de salvatagem, novo sistema de ar-condicionado, novo sistema de monitoramento interno com câmeras, novos assentos e teve as janelas ampliadas.

A chegada da LS-02 permitirá separar pedestres e veículos, que hoje utilizam simultaneamente os ferryboats, gerando ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas. A utilização das lanchas também trará mais conforto, segurança e agilidade aos pedestres.

Segunda lancha

O outro catamarã que irá compor a nova travessia de pedestres é o LS-04, também com capacidade para 370 passageiros. A lancha teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao novo processo licitatório da reforma.

Oitava balsa

Várias ações já estão em curso para trazer melhorias ao sistema da Travessia São Sebastião/Ilhabela, que receberá o reforço da oitava embarcação. Porém, a empresa que executava a reforma da balsa FB-20, com capacidade para 40 veículos, também descumpriu as obrigações legais, obrigando a DERSA a convocar a segunda empresa classificada no processo licitatório para dar seguimento à remodelação.

Investimentos

A atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes já iniciou estudos para modernizar a operação com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos usuários na Travessia São Sebastião/Ilhabela. Além disso, a SLT também está em tratativas para buscar soluções no curto e médio prazo para ampliar a oferta e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

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