Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

GCMs fiscalizam uso de máscaras em Santos, no litoral paulista

A fiscalização foi feita por guardas civis municipais e fiscais da Secretaria de Finanças (Sefin) em forças-tarefas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Máscaras descartáveis foram distribuídas durante ação de orientação (Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)

No primeiro dia de vigência do decreto que torna obrigatório o uso de máscaras faciais não profissionais em espaços públicos e estabelecimentos comerciais de Santos, como mais uma forma de contenção do novo coronavírus, o que se viu foi ampla adesão à medida.

A constatação foi feita por guardas civis municipais e fiscais da Secretaria de Finanças (Sefin) em forças-tarefas realizadas nesta sexta-feira (1º) em diferentes regiões da Cidade, incluindo Orla, Zona Noroeste e Morros.

Desde o início da manhã, a ação fiscalizatória percorreu ruas e comércios e teve caráter de orientação sobre as novas regras de uso de máscaras em ruas, avenidas e praças, conforme está no Decreto 8.944, publicado dia 24 no Diário Oficial.

Pela nova norma, ainda se torna obrigatória a utilização nos transportes públicos e individuais e nos terrenos e edifícios onde funcionam serviços do Município.

Nos estabelecimentos comerciais – apenas aqueles autorizados a funcionar –, além de exigirem (podendo fornecer) o uso do acessório por funcionários e clientes, terão de afixar em local de fácil visualização o informe sobre a nova norma.

O munícipe que descumprir o decreto estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 100, no caso de pessoa física, e de R$ 3.000, no caso de pessoa jurídica. Os valores das multas serão aplicados em dobro no caso de reincidência.

Abordagens

Durante as forças-tarefas, guardas abordaram pessoas que não estavam utilizando máscara para explicar a nova medida. Para quem não estava ou não possuía máscara, os profissionais forneceram gratuitamente uma unidade descartável.

Simone Salati, 52 anos, funcionária pública moradora da Capital, veio a Santos resolver pendências do imóvel que possui no bairro José Menino. Não sabia da nova lei, mas notou todos usando máscaras nas ruas e procurou um guarda para se informar. “É válida a medida adotada aqui. Entendo que todos precisamos fazer sua parte para melhorar essa questão tão séria”.

A advogada Silvana Losada, 57 anos, leva diariamente seu animal de estimação para passeios rápidos na orla da praia e notou um aumento de pessoas com máscaras no dia de hoje. “Na semana passada, via a grande maioria das pessoas sem máscara. Hoje vi poucas pessoas sem. Acho que o fato de mexer no bolso realmente foi fundamental na adesão”.

Em uma padaria localizada na Rua Minas Gerais, no Boqueirão, clientes sem máscaras foram impedidos de ingressar no estabelecimento. De acordo com o gerente, Roberto Covre, o comércio não vai abrir exceções à flexibilização do decreto. “A partir de hoje, todos que entrarem precisam estar de máscaras, higienizar as mãos e manter a distância. Os clientes barrados entenderam nosso posicionamento. Muita gente está pedindo para abrir o comércio, voltar vida normal, mas para isso, todos precisam seguir as medidas”.

Conscientização

O secretário municipal de segurança, Sérgio Del Bel, entende como essencial a conscientização das pessoas. “É muito importante que as pessoas se conscientizem que essa medida pode salvar vidas, evitando a contaminação de si mesmo e de pessoas próximas”.

*Com informações da Prefeitura de Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest