Frente fria deixa mar agitado e traz frio para o fim de semana

Além do Litoral, frente fria provoca frio de 10ºC na região metropolitana.

A passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (29), trará ventos fortes, mar agitado, maré elevada e queda nas temperaturas, que devem chegar a 13°C. As previsões para o fim de semana são da Defesa Civil de Santos e do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta). O estado é de atenção, segundo o município.

O sistema deve causar, já a partir da madrugada desta sexta (noite de quinta-feira), elevação da nebulosidade e, principalmente, intensificação dos ventos. Há 80% de chances de pancadas de chuva em alguns períodos de sexta, com fortes rajadas de vento.

Pessoa usa guarda-chuvaao se aproximar de um barco, onde outra pessoa está dentro e também usando proteção para a chuva. Ao fundo, parte do mar sem ondas.
Frente fria no litoral: Previsão de frio em Santos (Pref. de Santos)

Para o fim de semana, não há previsão de chuvas e ventos intensos, com probabilidade de 40% e 30% para sábado (30) e domingo (31), respectivamente. As temperaturas também devem cair neste período, principalmente à noite. As máximas devem chegar a 21°C e as mínimas a 13°C. As temperaturas devem subir gradualmente ao longo da próxima semana.

Em relação às condições marítimas, a altura das ondas deve variar entre 1,5m e 2,6m na baía de Santos até domingo. O pico da maré deve acontecer às 16h de sábado, quando a altura poderá ultrapassar 1,9m no interior do estuário e 2,1m na baía da Cidade. Já o pico das ondas deve ocorrer por volta das 3h de domingo, quando podem ultrapassar os 2,5m na baía do Município.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de atenção. Se a previsão se mantiver, haverá possibilidade de alagamentos pontuais e danos nas estruturas urbanas costeiras. 

Região Metropolitana

Na região metropolitana de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP), também há previsão de chuva e queda na temperatura, “principalmente neste final de semana”. A frente fria vem “com rápido deslocamento e acompanhada de uma massa de ar polar vai provocar chuva de baixo volume, porém com declínio acentuado das temperaturas”, informa o CGE-SP.

Na Capital Paulista, a mínima pode chegar a 10ºC. Há previsão de chuva fraca, o que melhora as condições do ar.

*Com Prefeitura de Santos

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.