GCM de Santos treina agentes para o uso de arma de fogo

GCM pretende capacitar cem guardas para o uso de arma de fogo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Pref. de Santos)

A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) iniciou, na última semana, um treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, segundo a Prefeitura, segue até o final do ano e permitirá que cem agentes passem a atuar com o armamento.

Em nota, a prefeitura esclarece que o “uso desse dispositivo no Município foi autorizado em lei (1.061), em 30 de outubro de 2019”.

A primeira turma, com 35 integrantes, recebeu instruções nesta semana, em Guarujá, município com o qual a Secretaria de Segurança de Santos estabeleceu acordo de cooperação técnica.  O treinamento, que cumpre critérios estabelecidos por meio de um convênio com a Polícia Federal, terá duração de duas semanas, com carga horária de 160 horas, distribuídas entre aulas teóricas, que irão até o dia 15.

Do dia 18 até o próximo dia 22, ocorrem as aulas práticas, nas quais os guardas civis vão conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas.  No último dia de instrução, os agentes passarão pelos exercícios práticos e avaliação de tiro.

“Assim que todo este processo for concluído, a corporação receberá da Polícia Federal a autorização para o porte”, diz a nota.

Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.

A Inspetora-chefe da GCM em Santos, Benedita Lopes Araújo, 36 anos de corporação, é a primeira mulher a participar do curso.

“Estou numa expectativa muito grande, pois acompanhei a evolução da corporação ao longo desses anos”, disse por meio de comunicado à imprensa.

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas