Previsão de ressaca e maré alta deixam litoral em ‘atenção’

Ondas poderão passar de dois metros
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Arquivo/Anderson Bianchi/Pref. de Santos)

A formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria, resultará em ventos intensos, maré alta e ondas elevadas entre segunda (12) e terça-feira (13) em Santos. O alerta é a Defesa Civil, com informações do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Também há possibilidade de chuvas neste período.

A partir da tarde de segunda-feira, o mar ficará agitado, com ondas que poderão ultrapassar dois metros de altura e maré de até 1,7 metro, com tendência a passar de 1,8 metro na tarde de terça-feira, representando aumento de, ao menos, 30 centímetros em relação à tábua de marés.

“A combinação de maré alta com ondas elevadas pode provocar ressaca. Já tivemos uma há menos de duas semanas. Essa época do ano, entre março, abril e maio, é a mais comum para esse evento devido a sistemas meteorológicos que influenciam a região”, explica o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção.

Alagamentos

Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais na Cidade devido à ação conjugada de ondas e maré, que pode ser agravada com pancadas de chuva. No entanto, segundo a Defesa Civil, são esperados poucos impactos nas estruturas urbanas costeiras.

Alertas

Munícipes que quiserem receber informações sobre previsão de eventos climáticos extremos podem se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Por Pref. de Santos

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas