Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Novo comandante da PM foi instrutor de Direitos Humanos na América Latina

Coronel Fernando Alencar Medeiros era sub-comandante da PM de SP.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel já comandou a tropa mais letal da PM paulista; em sua posse, afirmou que pretende “cuidar das pessoas”

Anúncio do novo Comandante-Geral da PM

O coronel Fernando Alencar Medeiros é o novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo da gestão João Doria (PSDB). Medeiros, que entra no lugar do coronel Marcelo Vieira Salles, está na corporação há 35 anos e já foi comandante do 1º Batalhão de Choque Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, tropa mais letal da PM paulista.

Atualmente Medeiros ocupava o cargo de subcomandante da Polícia Militar. Ele foi promovido a coronel da PM em abril de 2017. Como comandante-geral da corporação, será responsável pelo comando e pela administração da PM, respondendo ao secretário-executivo da PM, coronel Alvaro Batista Camilo, e ao secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (9/3) pelo governador e pelo general. O antecessor de Medeiros, coronel Salles, estava no cargo desde abril de 2018, quando assumiu o posto no governo de Márcio França (PSB). 

Salles pediu transferência para a reserva da corporação. Entre os motivos apontados para a saída de Salles, comenta-se nos bastidores que pode ter relação com o anúncio da pré-candidatura de França à Prefeitura de São Paulo, anunciada na segunda-feira passada (2/3), em aliança PSB-PDT.

Medeiros, em sua primeira fala, durante a coletiva de imprensa em que foi anunciado, afirmou que o papel da PM é cuidar das pessoas. “Nós temos protocolos para tudo, todas as nossas ações. A maior orientação que a gente passa aos policiais é serenidade e tranquilidade. Nós cuidamos de pessoas, isso é muito complexo e sério. A nossa obrigação como policiais é basicamente uma: cuidar das pessoas”.

O novo comandante da Polícia Militar é bacharel em Direito e Educação Física e possui mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública.

Em 2009, em sua dissertação de mestrado, defendeu o tema “Segurança Pessoal de Dignitários na Casa Militar do Estado de São Paulo – Proposta de Roteiro de Planejamento“, pela PM, sendo orientado pelo Coronel PM da reserva José Francisco Braga

Medeiros também foi instrutor de direitos humanos para forças de segurança na América Latina, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, e foi instrutor da Academia de Polícia Militar Barro Branco e da Escola Superior de Soldados.

Passou pelos seguintes batalhões da Polícia Militar: 4º Batalhão Metropolitano, 23º Batalhão Metropolitano e 33º Batalhão Metropolitano, além de ter sido comandante do 16º Batalhão Metropolitano.

Durante a mesma coletiva de imprensa , Dória elogiou o antigo comandante. “O coronel Salles foi leal, correto, dedicado, um grande comandante da Polícia Militar. Ao longo destes meses, com o general Campos e o coronel Salles, nós reduzimos os índices de violência aos menores da história”, disse Doria. 

Já o coronel Salles agradeceu o governador. “Eu deixo o comando a uma pessoa excepcional, homem com experiência profissional invejável. Se há algum sucesso no nosso comando, eu devo muito ao Coronel Alencar. É nessa tradição que vamos fazer essa passagem, como a Segurança Pública merece”, anunciou o ex-comandante.

Em um vídeo divulgado pelo governo, Salles afirmou que sai realizado do posto. “Eu saio feliz, missão cumprida. Volto a ser Marcelo”.

Por Paloma Vasconcelos – Repórter da Ponte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest