Poupatempo reúne serviços de 25 prefeituras

São Bernardo do Campo e Santos são as unidades com maior volume de atendimentos
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Poupatempo de São José do Rio Preto, interior do Estado (Gov. do Estado de SP)

A pandemia acelerou o processo de digitalização dos serviços do Poupatempo, facilitando ainda mais a vida da população que busca por rapidez e autonomia.

Além de atendimentos para órgãos estaduais, como o IIRGD, Detran.SP, Sabesp, CDHU, Procon-SP, e secretarias como a de Planejamento e Fazenda, Educação, Saúde, Segurança Pública, entre outras, o programa também oferece serviços de 25 prefeituras. 

Através do site www.poupatempo.sp.gov.br e do aplicativo Poupatempo Digital, os cidadãos podem acessar serviços e concluí-los de maneira online, sem a necessidade de ir até um posto físico nas cidades de Aguaí, Franco da Rocha, Jales, Lençóis Paulista e Salto. Além desses locais, o portal do Poupatempo ainda disponibiliza agendamento para atendimento presencial de serviços para as prefeituras de Barretos, Bauru, Campinas, Catanduva, Diadema, Fernandópolis, Franco da Rocha, Guarujá, Guarulhos, Jales, Jundiaí, Mauá, Mogi Guaçu, Ourinhos, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Sumaré. Nos cinco primeiros meses desse ano, as 21 cidades que oferecem agendamento no portal somam cerca de 340 mil atendimentos presenciais. Os municípios com maior quantidade de atendimentos realizados pelo Poupatempo foram São José do Rio Preto (74 mil), São Bernardo do Campo (71 mil), Santos (63 mil), Ribeirão Preto (28 mil) e Sertãozinho (24 mil).

Atualmente, os principais serviços oferecidos pelos municípios são a emissão de guias e 2ª via do IPTU, certidão negativa de débitos, certidão negativa de imóveis, certidão negativa de contribuinte (CPF), entre outros. 

“A parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras nos permite oferecer atendimentos com agilidade, eficiência e qualidade no mesmo local, com a possibilidade de ampliar a oferta de serviços públicos, inclusive dos municípios. O novo formato do Poupatempo foi pensado para atender cada vez mais e melhor”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp. 

O Poupatempo possui atualmente 82 unidades e a meta é chegar a mais de 120 ao final de 2021. Desde o início da gestão já foram inaugurados 11 postos, nas cidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales, Salto, Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré e o da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na capital paulista. Como parte do plano de expansão do Poupatempo, também já foram anunciadas as autorizações para mais 46 novos postos de atendimento, beneficiando mais de 3 milhões de pessoas no Estado. 

Mais modernos, compactos, com ampla oferta de serviços digitais e atendentes multitarefas, o novo modelo de Poupatempo conta com atendimento integrado. 

Serviços digitais

Os atendimentos pelos canais eletrônicos do Poupatempo representam hoje 85% do total. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. 

São 137 serviços no portal, no aplicativo Poupatempo Digital e nos totens de autoatendimento. O objetivo do programa é chegar a 180 opções até o fim deste ano e ultrapassar a marca dos 240 em 2022. 

Atendimento presencial 

Neste momento, para evitar aglomeração, apenas os serviços que não podem ser feitos de maneira online, como os de RG (primeira via e casos com alteração de dados), do Detran.SP (transferência interestadual e mudança nas características de veículos) e das prefeituras parceiras são oferecidos presencialmente, mediante agendamento obrigatório, que deve ser feito pelos canais digitais do Poupatempo.

Por Gov. do Estado de SP

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