Sabesp vai alimentar Cantareira com água do Paraíba do Sul

Sabesp foi liberada a captar dois terços da quantidade solicitada aos órgãos reguladores
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Gov. do Estado de SP)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi autorizada a transferir água do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira. A estatal planejava captar 60 bilhões de litros, mas só 40 bilhões foram liberados.

A decisão aconteceu para evitar o desabastecimento e uma nova crise hídrica, já que a Cantareira operou com 28,4% da sua capacidade nesta quinta-feira (14).

O limite anual de transferência da água do rio já havia sido superado em setembro, com 162 bilhões de litros para captação. Por isso, a Sabesp precisou pedir autorização ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão regulador do governo de São Paulo.

Além do DAEE, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), relacionada ao governo federal, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), ligado ao governo de Minas Gerais, e o Instituto Estadual do Ambiental (INEA), do Rio de Janeiro, aprovaram a decisão em uma nota conjunta oficial. A autorização das diferentes agências aconteceu porque o rio banha os três estados.

Por TV Cultura

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas