
- ABC adia volta às aulas e Capital avalia retorno dia 4Prefeitos condicionam retorno ao início da vacinação contra covid-19
- Treze cidades do Amapá voltaram a ficar sem energia elétricaEmpresa diz que “tal problema ocorre diariamente no Brasil”
- Deic prende assaltante de bancos, aviões pagadores e carro-forteSuspeito era procurado desde 2014, quando fugiu de presídio
- Pelo segundo dia, Brasil tem mais de mil mortes por covid-19 em 24 horasForam registrados hoje 1.274 mortes e quase 61 mil novos casos
- Câmara dos EUA aprova novo impeachment de TrumpPresidente foi acusado de “incitar insurreição” contra o Capitólio
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) mostra que 86% dos municípios paulistas estão com a gestão fiscal e orçamentária comprometida. Dos 644 municípios avaliados, 559 têm receita insuficiente para o cumprimento das metas de resultado primário (diferença entre receitas e despesas do governo) ou têm indícios de irregularidades no Orçamento. Os dados são relativos aos meses de maio e junho deste ano.
Os municípios foram notificados para que adotem providências conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O Artigo 9º da lei determina que os municípios terão que, nos próximos 30 dias, adequar orçamentos, limitar empenhos e priorizar os tipos de gastos e movimentações financeiras.
Se as instruções de responsabilidade fiscal forem descumpridas pelas prefeituras, a Corte de contas paulista poderá aplicar multa, a critério do relator do processo de contas anuais.
A lista dos municípios em situação de risco está disponível para consulta no site do TCE.