Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Com filmes e debates, encontro gratuito aborda IST/Aids entre jovens

Laurence Anyways, filme lançado no Brasil em 2012 (Madman Films/Reprodução)

Com a exibição de filmes, documentários e a participação de médicos e especialistas em saúde e prevenção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a série Diálogos Transversais #14 chega com sua última edição do ano com a realização do III Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBTs em São Paulo.

O evento da APOGLBTSP (Associação responsável pela maior Parada do Orgulho LGBT do mundo) em parceria com o Teatro Aliança Francesa acontece nos dias 28 e 29 de novembro, quinta e sexta-feira, das 15h às 20h30. Além da exibição dos filmes Laurence Anyways e Carta Para Além dos Muros (com a participação de Drauzio Varella, Marina Person e José Serra) a programação conta com várias mesas redondas e possui entrada gratuita.

Um dos destaques fica por conta da presença da Dra. Laurence Slama, infectologista do Hôpital Hôtel Dieu (AP-HP) – Paris, especialista em PreP (Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV), que consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.

O encontro é uma ação para saúde e prevenção de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) /AIDS. O projeto acontece todos os anos e sempre no mês de novembro, próximo ao dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a Aids).

As Famílias LGBTs recepcionam o público nos dois dias de evento. Outra novidade do projeto será a exibição de dois longas: Laurence Anyways e o documentário: Carta Para Além dos Muros com foco na prevenção das IST/HIV/Aids e do movimento LGBT+.

Os parceiros do evento são o Programa Municipal IST/AIDS, CRT -Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS  SP, Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais – Ministério da Saúde, a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Est. de São Paulo, Museu da Diversidade, Teatro Aliança Francesa, Consulado Geral do Canadá em São Paulo, Unaids, Appa, HF além do Portal Menino Gay.

PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 28 de novembro (quinta-feira)

– 15h – Curtas sobre as Famílias LGBTs

– 15h30   – Filme: Laurence Anyways

– 18h30 – Abertura 

Cláudia Regina Garcia – Presidente APOGLBT/SP.
Allan Gomes de Lorena – Graduado e mestrando em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP e representante do Programa Municipal DST/Aids.
Ivone de Paula – Representante do Centro de Referência e tratamento de IST/AIDs.
 Euzébio de Lima – UNAIDS Brasil (programa das Nações Unidas tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS. Com o objetivo prevenir o avanço do HIV).
 Nicolas de la Cruz– Dir. Geral do Teatro Aliança Francesa.
 Natalie Beaudoin – Vice-Cônsul e Chefe do Depto da área de Política e Diplomacia Pública do Canadá.

– 19h às 20h30 Roda de Conversa – PrEP – Perspectivas França/Brasil

Laurence Slama – infectologista do Hospital Hôtel Dieu (AP-HP) – Paris, França
Hamilton Kida – Psicólogo e fundador na Rainbow Psicologia.
Zarifa Khoury – Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela UNIFESP e representante do Programa Municipal de DST/Aids. 

Rose Munhoz – Socióloga – Dir. do Núcleo de DST/CTA do CRT/AIDS SP
Mediador: Ricardo Vasconcelos – Médico infectologista e doutorando pelo programa de pós-graduação da Universidade de São Paulo – USP.

*20h30 – Coffee

  • Dia 29 de novembro (sexta-feira)

15h – Curtas sobre as Famílias LGBTs

15h30 – Filme Carta Para Além dos Muros

17h – Abertura: Nelson Mathias – APOGLBT/SP
17h15  Roda de Conversa – “HIV/AIDS uma história que se repete”

Fançois Lallemand – dermatologia e doenças infecciosas tropicais – Hospital Saint Antoine AP_HP Paris

Laurence Slama – infectologista do Hospital Hôtel Dieu (AP-HP) – Paris, França
André Canto – cineasta e idealizador do projeto “Carta Para Além dos Muros”.

Mediação: Gabriela Vendramini – Psicóloga Graduada pela USP e coordenadora dos educadores de pares na pesquisa PrEP@ – São Paulo.


  18h15 às 19h15 – “Campanhas de Prevenção em HIV/Aids: Deu Match?”
– Exibição das Campanhas da UNAIDS, Min. Saúde, cartazes Municipal, Estado e da HF. 

– Plateia + Dindry Buck.

19h15 às 20h15   – “Campanhas de Prevenção em HIV/Aids: Desafios na Criação” 
Euzébio de Lima
 – UNAIDS Brasil (programa das Nações Unidas tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS.  Com o objetivo prevenir o avanço do HIV).
Fábio Mariano –  Graduado em Ciências Socais pela USP, Mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP. Professor da Escola de Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.
Diego krausz – Youtuber.
Beto de Jesus – Gerente da Aids Healthcare Foundation do Brasil – AHF.
– Mediadora: Raissa Alcover.

*20h30   – Coffee

Filmes (Sinopses)

Carta Para Além dos Muros

A trajetória histórica do vírus HIV e da AIDS no imaginário brasileiro, desde a epidemia que tomou o mundo e deixou milhares de vítimas nas décadas de 1980 e 1990, até os dias atuais. Através de entrevistas com médicos, pessoas que vivem com o vírus, ministros, personalidades e representantes de movimentos conscientizadores sobre a epidemia, o diretor André Canto propõe uma reflexão sobre a evolução dos tratamentos e os desafios e estigmas ainda enfrentados por portadores de HIV.

Laurence Anyways

Com direção de Xavier Dolan e elenco formado por Melvil Poupaud, Suzanne Clément, Monia Chokri, o filme se passa durante os anos 90. Um homem tenta salvar seu relacionamento com sua noiva depois de revelar que mudará de sexo.

Sobre a APOGLBT SP:

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT SP) é a ONG responsável pela maior Parada do Orgulho LGBT do mundo. Além disso, ela é organiza também diversos eventos ao longo do ano, tendo sua concentração maior no Mês do Orgulho LGBT, como o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, Ato Em Memória, Feira Cultural LGBT, Jogos da Diversidade, Bloco da Diversidade, entre outros.

Serviço:

Local: Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 – Centro – SP – Entrada Franca. 

Diálogos Transversais #14 – III Encontro de Saúde/Prevenção IST/AIDS entre Jovens LGBT+ 

Dia: Quinta e sexta-feira, 28 e 29 de novembro,  das 15h às 20h30

Entrada Gratuita

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/546751879405575/

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

A programação do Centro Cultural Aliança Francesa é possível graças a Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas.

Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred

Parceria: TV5 Monde, Air France

Realização: Aliança Francesa de São Paulo, APOLGBT SP, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by