Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Cultura coreana é celebrada em evento no fim de semana

(Divulgação)

O projeto “Viva! – Celebre e Vivencie” chega à sua nona edição prestando uma homenagem aos coreanos, último grupo de imigrantes acolhido na antiga Hospedaria do Brás, em 1978, pouco antes de encerrar suas atividades. Realizado pelo Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – o evento, marcado para domingo (28), irá aproximar o público dos costumes e tradições dessa cultura.

A programação do “VIVA! Coreia”, realizada no jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, terá início com a apresentação de Taekwondo, do Brasil Taekwondo Demonstration Team, às 12h. Na sequência, acontecerá a abertura oficial da Festa, com a presença do cônsul-geral da Coreia do Sul em São Paulo, Hak Yoo Kim, e uma performance do Instituto Dança Tradicional Coreana, às 13h, incluindo a buchaechum, conhecida como a “dança dos leques”, que, durante os movimentos, remete às imagens de borboletas, flor e onda do mar.

Os visitantes poderão prestigiar a técnica line dance, com o conjunto Line Dance Aclimação, às 14h, e as Mães Violinistas e Coral das Mães, a partir das 15h. Os shows do grupo Hanulim, com foco para o samurnori, e do Instituto de Dança Tradicional Coreana acontecem às 16h. Sobem no palco, às 17h, o Kpop Dance Cover Team e La Music Studio, finalizando as atrações artísticas. 

O evento oferecerá aos interessados uma aula de introdução à língua coreana, ministrada pelo Centro Educacional da Coreia, às 11h30, e um workshop de caligrafia, às 12h30, oferecido pela Associação de Caligrafia. A culinária, com João Son, e o artesanato, da Associação de Artesanato Coreano, serão os assuntos de oficinas marcadas, respectivamente, para às 14h30 e 16h30. Uma atividade prática terá como tema a percussão tradicional coreana, samurnori, a partir das 17h30.

Quem adora experimentar receitas de outros lugares do mundo e não perde a oportunidade de conhecer novas iguarias, o cardápio das barracas de gastronomia, preparado pela Associação Cultural dos Coreanos do Brasil, incluirá bulgogui, carne marinada grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, servida com verduras; mandutopokkijeyukbokumhottok, variedade de panqueca recheada de açúcar, sendo uma comida de rua popular do país; butchimgue e bebidas coreanas.

Complementando as ações do evento, o auditório receberá uma palestra com o diretor do Centro Educacional da Coreia, Jung Min Oh, às 13h30, e o antropólogo e pesquisador do Museu da Imigração, Thiago Haruo, abordará “O que o K-pop tem? A popularização do gênero musical em São Paulo”, às 14h30. As pessoas presentes poderão, ainda, assistir à exibição de um filme, às 15h30, prestigiar a exposição de arte “Pinheiro Vermelho” e garantir produtos típicos coreanos para levar para casa.

Serviço 

VIVA! Coreia

Museu da Imigração

  • Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
  • Tel.: (11) 2692-1866
  • Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
  • R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
  • Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by