Empreendedorismo

Lanchonete é aberta no modelo de co-franquia; veja como funciona



A Melting Burgers, rede de restaurantes que tem como base São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, chega a Olímpia, cidade da mesma região, sob novo conceito de investimento. A unidade, que abre as portas para o público no mês de outubro, foi viabilizada por meio de um projeto de expansão por cotas: o co-franchising.

A iniciativa é da CoBiz, empresa especializada em análise de negócios com potencial de crescimento e em captação de investidores, em parceria com a Melting.

Por muito tempo, a opção de investimento nas franquias demandava do interessado dedicação integral para cuidar do negócio e capital total para abertura da unidade. Entretanto, nem todos os interessados em se tornar um franqueado tem conhecimento, tempo, ou mesmo o capital necessário para adquirir uma unidade. A proposta da CoBiz é dividir o valor de investimento por cotas, tornando os investidores sócios da marca, sem a obrigação de operarem o negócio.

Marcelo Varella, sócio-fundador da Co-Biz (Pedro Cunha/Divulgação)

O modelo é novidade no Brasil, criado pela CoBiz. “Enxergamos muitos bons negócios que têm potencial de expansão, mas o franqueador, por algum motivo, não quer terceirizar a operação e também não tem o capital para expandir”, comenta Marcelo Varella, co-fundador da CoBiz. “A CoBiz busca investidores para esses negócios, tendo em vista que a responsabilidade de operação ficará com a franqueadora (nesse caso, a Melting Burgers)”.

Siga nosso canal no Whatsapp

As tratativas para expansão da rede de restaurantes de Rio Preto começaram no ano passado. Com esse modelo, a franquia garantiu a abertura das duas primeiras unidades da rende, em Olímpia e em São Paulo. Outras quatro operações devem ser iniciadas até o fim de 2020.

A CoBiz planeja empregar a expertise aplicada na Melting Burgers em outros modelos de negócio.

Cotas

Os executivos da empresa explicam que, no caso da hamburgueria, a cota mínima por investidor é de R$ 50 mil, que dará acesso ao resultado de três operações. “Digamos que seja necessário R$ 1,5 milhão para abrir três unidades. Se um investidor compra três cotas (R$ 150 mil), ele terá 10% do resultado das três operações”, calcula Marcelo.

Outra vantagem do co-franchising, segundo ele, é a possibilidade da unidade tornar-se um ativo do investidor. “Digamos que daqui a 5 anos, a rede tenha 30 lojas e todas sejam vendidas por R$ 200 milhões. O investidor que comprou 10% de três unidades, por R$ 150 mil, receberá R$ 2 milhões, caso as três lojas sejam vendidas por R$ 20 milhões, além, evidentemente, do lucro da operação da loja naqueles 5 anos”.

Melting Burgers

Michel Thomé, fundador da Melting Burgers (Pedro Cunha/Divulgação)

A rede de restaurantes foi fundada em 2013 pelo empresário Michel Thomé. Com três unidades em Rio Preto, a marca ficou famosa ao implantar um ‘drive-thru’ de hambúrguer ‘premium´.

“O co-franchising é ideal para quem acredita no modelo de negócio da empresa que vai investir, como a Melting Burgers, primeira com drive-thru de Burger Premium no mundo e que acaba de inventar a conceito walk-thru, que vai ser implantado na loja de rua em São Paulo. Esses conceitos são a verdadeira democratização do Burger Premium”, afirma Michel. 

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios