Pinta Mundi Tintas triplica tamanho da rede franqueada e aumenta faturamento em 104,27%, diz empresa

Rede está presente em seis Estados

Um ano excepcional para os negócios. Assim pode ser definido 2020 para o varejo de tintas, em especial para a rede Pinta Mundi Tintas, que opera por franquias, iniciou 2020 com 18 lojas (sendo dez delas franqueadas) e fecha o ano com 40 lojas em operação e em fase de implantação, diz comunicado da empresa. “Triplicamos o número de unidades franqueadas e estamos muito contentes porque 80% dos nossos franqueados já têm intenção de abrir a segunda loja”, diz Nassim Katri, franqueador.

Em relação ao faturamento, a Pinta Mundi Tintas revela, em nota, que cresceu 104,47%. “O setor de construção civil, de modo geral, sentiu um aquecimento neste ano. O brasileiro adquiriu novos hábitos e perceberam que melhorar o ambiente onde moram aumenta a qualidade de vida”, explica o empresário.

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Alessandra e Ricardo Przadka franqueados da Pinta Mundi Tintas: com o lucro da primeira loja, eles estão se tornando multifranqueados da marca(Divulgação)

Ações durante a pandemia

O crescimento do faturamento das lojas também está ligado a uma série de atitudes tomadas pela marca durante a pandemia, argumenta a empresa.

Em março, quando as primeiras medidas sanitárias governamentais foram adotadas e não se sabia se as lojas ficariam fechadas por muito tempo, a franqueadora suspendeu o pagamento dos royalties das unidades franqueadas, dando carência para que elas tivessem estrutura para operarem. “Sabíamos que o faturamento das lojas cairia e essa foi a forma de apoiarmos nossos franqueados. Não havia nenhuma orientação do setor nesse sentido, mas nossa experiência mercadológica nos deu o direcionamento correto e suspendemos os royalties”, lembra Katri.

A marca também diz que apoiou os pintores, profissionais que são parceiros do negócio. Durante a pandemia, criou, em conjunto com a indústria de tintas Sherwin-Willians, uma campanha de valorização deste profissional. “Foi incrível poder apoiar pintores a conseguir trabalho durante um período tão difícil para todos. A partir da campanha, muitos relataram conseguir a confiança de contratação por condomínios e empresas, que antes seria impossível”, informa o franqueador.

A expansão da marca

Shirleine Diniz, executiva responsável pela expansão da marca, assumiu a expansão em junho de 2019, quando a rede possuía dez lojas próprias e apenas três franqueadas. De lá para cá, ela se dedica a buscar os franqueados adequados à parceria com a marca. “Procuramos investidores que se identifiquem com o negócio e entendam que a manutenção do padrão da marca e o atendimento diferenciado são os fatores que fazem da marca Pinta Mundi Tintas um sucesso”, revela.

Presente em seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo) e com interesse em cidades acima de 40 mil habitantes do interior de São Paulo, Sul, Sudeste e Nordeste, a marca tem a meta de dobrar o número de unidades franqueadas até o final de 2021. “Isso se dará tanto pela entrada de novos franqueados na rede quanto pela abertura da segunda loja por franqueados.  80% dos nossos franqueados já manifestaram o desejo de ter a segunda loja e obter essa confiança por parte de quem já está na rede é a prova de que estamos no caminho certo”, pondera a executiva.

Os planos de Shirleine são ambiciosos – mas, factíveis, diz o texto. Isso porque o investimento em uma loja parte de R$ 159 mil, e é possível inaugurar uma unidade compacta da marca. Além disso, a operação é simples, sendo que o franqueado e um colaborador são suficientes para gerirem o negócio.

Dentre os outros atrativos, o fato de o tipo de negócio não exigir ponto em shoppings atrai quem não pode pagar luvas altas por um ponto comercial – além de esse ‘detalhe’ ser importante para quem não quer ficar escravo de horários insanos de trabalho e fundos promocionais deste tipo de empreendimento imobiliário. “Quem tem loja em shopping sabe que é um negócio exaustivo, porque o turno é superior a 12 horas diárias de loja aberta. Além disso, recebe-se mercadoria fora do horário comercial, paga-se fundo promocional e existem outras exigências que podem inviabilizar o negócio. Em nossa operação, nada disso existe, tornando-o muito lucrativo. Quem não conhece nosso ramo, deve informar-se sobre ele, porque se surpreenderá ao conversar com nossos franqueados”, incentiva Shirleine Diniz.

Multifranqueados na rede: o primeiro passo

Os sócios Gislan Santos e Inaldo de Souza já operam duas lojas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Quem conheceu a marca primeiro foi Santos, que abriu a unidade em 2018. Em 2020, ele uniu-se a Souza e inaugurou a segunda unidade em bairro vizinho.  “Acredito muito no negócio e quero ter várias lojas”, prevê.

 Quem não sabe nada de tintas ou de varejo também pode investir, garante o comunicado. O franqueado recebe todo o treinamento necessário para operar a loja, desde o começo. Por ser um negócio de muito baixa complexidade, com estoques não-perecíveis, de longa validade, fácil manuseio e fácil operação, é ideal para quem nunca trabalhou com varejo.

É, também, indicada para quem é do ramo da pintura, como pintores e empresas de pintura profissional. “Somos bastante procurados por esse perfil de franqueados, que unem dois negócios com grande sinergia, tendo a possibilidade de um empreendimento beneficiar o outro”, explica Shirleine.

Já o casal Alessandra e Ricardo Przadka, com loja no bairro do Tucuruvi, em São Paulo, opera uma unidade de sucesso e inaugurará a segunda loja no começo de 2021, em Lauzane Paulista. Os preparativos estão a todo o vapor. Entre uma loja e outra, houve um espaço de quase dois anos para a consolidação do negócio e a segunda loja será custeada com o retorno do investimento da primeira unidade franqueada.  “Temos uma filha adolescente e ela precisa de bastante atenção. O fato de a Pinta Mundi não depender de mim o tempo todo ajuda nessa jornada, porque sei que se eu me ausentar, o negócio não para. Além disso, não abrimos aos domingos e isso não gera impacto sobre nosso faturamento, o que nos dá tempo para realizar outras atividades que, atualmente, nos são fundamentais”, avalia Alessandra, que está plenamente satisfeita com o negócio.

Resumo dos números

 – Triplicou o número de unidades franqueadas em 2020

 – 104,27% de crescimento em faturamento da rede

 – Presente em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina e São Paulo

 – 80% dos franqueados já manifestaram o desejo de ter a segunda loja

Ficha técnica

Marca: Pinta Mundi Tintas

Tipo de negócio: Multimarcas varejista de tintas e acessórios

Ano da fundação: 1990

Início da franquia no Brasil:  2017

Total de unidades no Brasil: 40 lojas

Investimento inicial: a partir de R$ 159 mil (incluindo a taxa de franquia e estoque inicial)

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital de giro: De R$ 30 mil a R$ 40 mil

Royalties: 5% das compras

Taxa de publicidade: 2% das compras

Área mínima: De 80 m2 a 150 m2

Nº de funcionários: De 1 a 2

Faturamento bruto: média de R$ 1 milhão por ano

Lucro líquido: 15%

Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

Prazo de contrato: 5 anos

Apoio ao franqueado:  Orientação na escolha do ponto comercial; treinamento operacional ao franqueado e equipe; manuais de gestão; consultoria técnica administrativa, financeira e operacional, software de gestão, fornecedores homologados.

Telefone: (11) 94159-4241

E-mail: [email protected]

Site: www.franquia.pintamunditintas.com.br

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