Empreendedorismo

Plataforma chamada de ‘Tinder’ da construção civil cresce 90%

Wanderson Leite, fundador da ferramenta (Divulgação)

A Prospecta Obras, startup que conecta quem está construindo aos profissionais e fornecedores da construção civil, cresceu 90% no ano passado, se comparado o faturamento de 2019. “Por meio da tecnologia, a empresa se propõe a ser uma espécie de “Tinder” do segmento”, diz nota à imprensa. São mais de 750 mil obras catalogadas e um faturamento de R$ 3,5 milhões em 2020. 

A inspiração para o negócio surgiu quando, em 2008, o fundador, Wanderson Leite, começou a trabalhar em uma loja de móveis planejados, tendo o desafio diário de atrair novos clientes.

“Ali, percebi que tinha algo errado. Nós não deveríamos ficar apenas esperando o cliente aparecer. O mais óbvio seria ir até eles, onde quer que eles estivessem”, conta no comunicado. A dificuldade era descobrir onde estavam esses potenciais clientes. 

Foi então que ele começou a desenvolver um sistema de captação, capaz de mapear todas as obras em andamento em uma determinada região. Usando um software de gestão e geolocalização, ele reuniu todas as informações em um só lugar, de forma a serem facilmente acessadas pelos vendedores, 24 horas por dia, sete dias na semana, pela nuvem, sem sair da loja. Em pouco tempo, seu novo sistema havia se tornado uma poderosa ferramenta, levando as lojas a aumentarem as vendas em até 300%. 

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Com o isolamento social, esses resultados cresceram ainda mais.

“Cerca de 70% dos nossos clientes não tinham presença digital. Então, começamos a nos organizar para ajudar, principalmente os lojistas, a entenderem a importância de ter um site, perfis nas redes sociais e outras formas de contato online para fazer negócios”, explica Wanderson. Com isso, a Prospecta Obras potencializou os resultados dos clientes e conseguiu manter os seus 246 colaboradores empregados, informa o documento. 

A empresa direciona o crescimento para o setor de franquias e conta com 73 unidades. “Embora seja uma plataforma tecnológica, entendemos a importância do relacionamento humano. No modelo de franquias, conseguimos deixar o cliente mais próximo”, argumenta. 

Sobre a franquia: 

  • Formato: Home-office 
  • Taxa de franquia: R$ 50 mil 
  • Lucratividade: 75% 
  • Payback: 6 meses 
  • Royalties: 10% 

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