Ciclos de debate discutem futuro da Cultura

Encontros online terão artistas como Lázaro Ramos e Tom Zé.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizará, entre hoje (9) e 13 de junho, o ciclo de “Diálogos Cultura Presente- Pensamentos sobre o futuro das artes”. As discussões, online e abertas à população, conta com a participação de artistas como Lázaro Ramos, Tom Zé e Teresa Cristina, além do médico Dráuzio Varella.

Lázaro Ramos será um dos mediadores das mesas. Na foto, ator interpreta Martin Luther King (Arquivo/Juliana Hilal/Divulgação)

O objetivo é indicar os caminhos para as manifestações artísticas no período pós-quarentena, tendo em vista que o setor cultural está sendo um dos mais atingidos pela pandemia do covid-19.

As conversas serão realizadas pela plataforma Zoom, com inscrição para até 500 pessoas por mesa, e disponibilizadas também via Youtube e Facebook da Secretaria Municipal de Cultura. 

A abertura, no dia 9, ocorre a partir das 17h com a presença do secretário municipal de cultura, Hugo Possolo. Até o dia 13, serão dois debates por dia, com temas que variam entre “Gestão cultural diante da crise”, “O futuro dos grandes eventos”, “O lugar do artista” e “Novo convívio social: perspectivas no contexto das artes”, entre outros. 

Estudos apontam que, com o distanciamento social imposto pela pandemia do covid-19, os prejuízos da cultura no Brasil podem superar a casa dos R$ 100 bilhões. O tema deveria ser uma preocupação para todas as esferas de Governo, já que a indústria criativa, na qual está inserido o segmento da cultura, emprega 6,2 milhões de brasileiros e gera uma receita superior a R$ 335 bilhões. O setor cultural corresponde a 2,64% do PIB nacional.

Os reflexos não apenas devem afetar toda a cadeia produtiva, como podem ditar a maneira como se faz e veicula arte no País. Afinal, o distanciamento social, evitando aglomerações, deverá ser seguido ainda por tempo indeterminado, tornando urgente pensar em caminhos e alternativas para cinemas, teatros e casas de espetáculos. No cenário internacional, as perspectivas também não são animadoras. Pensando nisso, a SMC convidou personalidades do setor para diálogos que devem girar em torno de quatro eixos temático: Diagnóstico do Impacto da covid-19 sobre o setor Cultural; a Presença de Público nos Espaços Culturais Pós-Quarentena; a Relação Arte e Cidade: Espaços Públicos Abertos para a Cultura; e a Relação das Arte com as Redes e Novas Tecnologia.

Participam das conversas personalidades como Tom Zé, Dráuzio Varella, Lais Bodanzky, Danilo Santos Miranda e Lázaro Ramos, entre outros.

Cultura Presente

Nesse momento em que as apresentações artísticas em locais públicos ou privados estão suspensas, a SMC entende a urgência de se pensar em alternativas criativas e inovadoras para apoiar o setor cultural, evitando a sua paralisação. Para isso, foi criado o Projeto Cultura Presente que, até o momento, lançou três chamados e um edital para programação online. Os chamados Bibliotecas Online, Conexão Casas de Cultura e Teatros e Centros Culturais na Rede têm como objetivo amparar a classe artística com contratações para apresentações online, em formatos de “lives”, substituindo as apresentações presenciais nos equipamentos da Secretaria. Já o edital “E-Vivências – Memórias, Experiências e Teorias” fomenta atividades de formação, oficinas e palestras online. As contratações deverão ocorrer enquanto os equipamentos da SMC permanecerem fechados. 

Serviço

  • Ciclo “Diálogos Cultura Presente – Pensamentos sobre o futuro das artes”

Data: De 9 a 13 de junho

Abertura: 9 de junho, às 17h

Transmissão online: Facebook e YouTube da Secretaria Municipal da Cultura

Programação

Dia 9 de junho

Abertura – 17h

Hugo Possolo (Secretário Municipal de Cultura); mediação de Paula Lima (Cantora) 

Diálogo 1 – Relação Arte e Cidade: Espaços Públicos Abertos para a Cultura – 19h-21h

Com Gisele Brito (Jornalista – Rede de Jornalistas da Periferia) e Laura Sobral (Arquiteta – Instituto A Cidade Precisa de Você); mediação de Marcos Cartum (Arquiteto – Museu da Cidade de São Paulo) 

Dia 10 de junho

Diálogo 2 – O Lugar do Artista 

17h-19h 

Com: Elisa Lucinda (Atriz, cantora e jornalista) e Mauro Neri (Artista plástico – “Ver A Cidade”); mediação de Eliane Dias (Empresária – Boogie Naipe) 

Diálogo 3 – O Futuro dos Grandes Eventos 

19h-21h 

Com Stephanie Mayorkis (Produtora Cultural – IMM Esporte e Entretenimento) e Mike Willian (Diretor de Operações – Allianz Park); mediação de Mel Lisboa (Atriz)

Dia 11 de junho

Diálogo 4 –  Desafios dos novos protocolos diante das artes

17h-19h 

Com Luiz Álvaro (Secretário Municipal de Relações Internacionais) e Dráuzio Varella (Médico e escritor); mediação Erika Palomino (Jornalista – CCSP) 

Diálogo 5 – Arte, Público e Ocupação dos Espaços

19h-21h 

Com José Celso Martinez Corrêa (Ator e diretor – Teatro Oficina) e Veronica Gentilin (Atriz e dramaturgista – Cia. Mungunzá de Teatro); mediação Pedro Granato (Ator e diretor – Departamento de Teatros e Centros Culturais da SMC)

Dia 12 de junho 

Diálogo 6 – Gestão Cultural diante da crise

15h-17h 

Com Lais Bodanzky (Cineasta – SPCine, Danilo Santos Miranda (Diretor regional – Sesc-SP); mediação de Lázaro Ramos (ator e escritor)

Diálogo 7 – Das soluções geradas na quarentena rumo a novos modelos

19h-21h 

Com Ale Santos (Escritor) e Ronaldo Lemos (Advogado); mediação de Rita Von Hunty (Professora e Drag Queen)

Dia 13 de junho

Diálogo 8 – O lugar da mídia especializada no novo contexto

15h-17h 

Com Adriana Ferreira (Jornalista- Revista Marie Claire) e Paulo Vieira; mediação de Monique Evelle (Ativista – Desabafo Social) 

Diálogo 9 – Novo convívio social: perspectivas no contexto das artes

19h-21h 

Com Tom Zé (Cantor e Compositor) e Teresa Cristina (Cantora); mediação de Cunha Jr. (Jornalista)

*Com informações da Prefeitura de SP

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país