Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Copa do Mundo é Tema de Eventos Culturais em São Paulo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Museus, salas de concerto e bibliotecas de São Paulo terão programação especial em junho para celebrar a Copa do Mundo e homenagear a cultura russa. Transmissão dos jogos, exposições, oficinas e apresentações musicais com obras de compositores russos fazem parte das atividades previstas para ocorrer nos espaços da Secretaria Estadual de Cultura.

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos, zona oeste paulistana, todas as sextas-feiras deste mês, das 16h30 às 18h, a atividade Chute de Letra oferece jogos e brincadeiras com o tema futebol. Os colecionadores do álbum de figurinha da Copa do Mundo também poderão ir ao local para o tradicional troca-troca nas sextas, sábados e domingos das 14h às 17h. Nos dias 23 e 25 de junho, das 10h às 17h, ocorrerá o Festival de Jogos Antigos, quando serão disponibilizados para o público pebolim e futebol de botão.

Na Biblioteca de São Paulo, na zona norte, o Chute de Letra será às quinta-feiras das 16h às 17h30. A troca de figurinhas ocorre nas sextas, sábados e domingos, das 14h às 17h. No dia 17, a Hora do Conto, às 12h30, apresentará a estória russa Formosa Vassilissa, que fala sobre uma menina que perdeu a mãe e ganhou uma boneca para ajudá-la a lidar com a madrasta e as filhas da madrasta.

Também é possível encontrar nas bibliotecas, durante a Copa do Mundo, diversas obras de autores russos, como Os Demônios, de Fiódor Dostoiévski. Para quem quiser saber mais sobre futebol, os livros O planeta Neymar: um perfil, de Paulo Vinícius Coelho, e O Brasil nas Copas, de Marcos Sérgio Silva, podem ser um bom material de leitura. Todas as atividades são gratuitas e não é necessário realizar inscrição.

Museus

Museu do Futebol fica no Estádio Pacaembú, na zona oeste da capital (Foto: Prefeitura de São Paulo/ Divulgação)

O Museu do Futebol apresenta a exposição A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958, que conta a história da primeira conquista da seleção brasileira no mundial. Além disso, durante todo o mês serão exibidos 39 jogos do campeonato em um espaço decorado especialmente para a competição. No dia 23, às 10h, ocorrerá a 1ª Feira Foot, que vai reunir itens retrô de futebol, venda de memorabília, bate-papo sobre memórias do esporte e troca de artigos colecionáveis. Para fechar o mês, nos dias 30 de junho e 1º de julho, o 3º Arraial do Charles Miller.

No Museu Afro Brasil, a exposição Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão ressalta “a competência, o talento e a resistência negra nos esportes e em outros campos, como a arquitetura e as artes”. Pelé, Djalma Santos, Garrincha e Jairzinho são alguns dos jogadores homenageados na mostra. Eles são os principais responsáveis pelas três primeiras conquistas mundiais do Brasil.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) será realizada a Maratona Infantil, no dia 24 a partir das 10h, com atividades que envolvem o mundo do futebol e as festas juninas. Na atividade Intervenção Futebolando, às 10h30, 12h30 e 14h, dois palhaços futebolísticos vão convidar o público a praticar atividades físicas utilizando jargões do esporte.

Música

Compositores russos serão destaque nas apresentações dos dias 21 e 22 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) na Sala São Paulo. Entre os homenageados dos concertos sinfônicos estão Prokofiev, Shostakovich e Tchaikovsky. Quem visitar a Sala São Paulo pode conferir ainda livros, CDs e DVDs de autores e artistas russos disponíveis na Loja Clássicos, localizada dentro do prédio da Sala.

Toda a programação está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Clique aqui e veja opção de parque em São Paulo com acessibilidade.

(Camila Maciel/ Agência Brasil)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest