Paranapiacaba: Exposição Revela Como Viviam Ferroviários na Década de 1930

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Quem for ao distrito de Paranapiacaba, em Santo André, terá a oportunidade de conhecer em detalhes como viviam os ferroviários, moradores do local na década de 1930. Foi aberta ao público a exposição “Casa da Família Ferroviária”, na Casa Fox, que apresenta fotos e cenografia com móveis, roupas e a história dos trabalhadores da ferrovia, que revolucionou o mercado cafeeiro no país e é símbolo da fundação da vila.

“A exposição foi montada com itens emprestados de acervos pessoais, da própria Prefeitura e também do Sindicato dos Ferroviários. Esta iniciativa nasceu da nossa percepção de que precisamos fortalecer o circuito museológico aqui, e veio de uma forma muito importante, pois conta a história das pessoas e de como elas viviam. É uma exposição dinâmica, que trabalha a memória afetiva e sensorial do público“, explicou o diretor de Gestão de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eric Tadeu Lamarca.

A mostra “Casa da Família Ferroviária” estará aberta para visitação aos finais de semana, das 09h às 16h. A entrada durante o primeiro mês será gratuita. A Casa Fox fica na Avenida Fox, 438 – Vila de Paranapiacaba.

Homenagem – Durante a abertura da exposição, o vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias, foi homenageado pelo Sindicato dos Ferroviários, pelos anos de trabalho que exerceu no setor.

“Trabalhei durante nove anos como contador na ferrovia e hoje muita coisa me passou pela cabeça. Foi com essa experiência, antes de ingressar na política, que aprendi a importância da humildade, de ouvir e respeitar as pessoas que trabalham há mais tempo do que eu. Fico muito feliz em ver uma exposição como essa e principalmente de ver como esse governo tem dado mais atenção para esse lugar”, comentou o vice-prefeito.

(com informações da Prefeitura de Santo André)

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Outras notícias

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas