‘Primavera dos Museus’ tem programação gratuita em SP

Atividades ocorrem no Museu da Imigração.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
(Museu da Imigração/Divulgação)

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realizará uma programação gratuita, nos dias 27 e 28 de setembro, como parte da 13ª Primavera dos Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Esta edição tem o objetivo de envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Com base na temática “Museus por dentro, por dentro dos museus”, os visitantes poderão participar de lançamento de livro, oficina e roda de conversa com os profissionais selecionados para o Programa de Residência Artística de 2019 e ação educativa sobre as diferentes atividades e equipes do MI.

Iniciando o cronograma desenvolvido especialmente para essa campanha, o lançamento do livro “Infância Refugiada – Retratos de um Conflito” com roda de conversa e atividade de pintura, que contará com a autora Karine Garcêz e o fotojornalista Wagner Ribeiro, acontecerá no dia 27 (sexta-feira), a partir das 15h, no foyer – em frente ao auditório. A publicação, que visa proporcionar uma reflexão sobre direitos humanos e infância, refúgio, tolerância religiosa e migrações forçadas, envolve o registro de crianças e adolescentes palestinos refugiados em países do Oriente Médio. Por meio da exposição temporária “Infância Refugiada”, o público do Museu teve a oportunidade de conhecer algumas dessas fotografias entre os meses de outubro e dezembro de 2018.

Já no dia 28 (sábado), Emilia Estrada e Nicolás Linares, profissionais selecionados para o Programa de Residência Artística, retornarão à instituição para realizar uma oficina e roda de conversa sobre o processo criativo, os conceitos e as inspirações de cada um, às 11h. O encontro será uma oportunidade para os visitantes compreenderem profundamente a criação das obras “Cúmulo” e “Chegar nunca é chegar”, em cartaz de 31 de agosto até 1º de dezembro. Para participar desses dois momentos, é necessário se inscrever.

Finalizando a programação, no período da tarde, o Núcleo Educativo debaterá perguntas comuns como “Por que não pode tocar?”, “Como isso veio parar aqui?” e “Posso doar um objeto?”, a partir das 15h, com a ação “O Museu, de dentro pra fora”, que abordará as diferentes atividades e equipes do MI. Para participar, não é necessário se inscrever previamente. Os interessados em prestigiar devem, nesse horário, se direcionar à obra “Cúmulo” na Hospedaria em Movimento.

Serviço 

Lançamento do livro “Infância Refugiada – Retratos de um Conflito”

Oficina e roda de conversa com artistas residentes

Atividade Educativa “O Museu, de dentro pra fora”

  • Data: 28 de setembro (sábado)
  • Hora: 15h
  • Entrada: Gratuita
  • Local: Museu da Imigração 

Museu da Imigração

  • Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
  • Tel.: (11) 2692-1866
  • Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
  • R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

*Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas