Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Com diretor premiado, espetáculo Insones reestreia em São Paulo

Texto inédito é de Victor Nóvoa.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Peça reestreia no teatro da USP, quinta-feira (25), em São Paulo (Érica Modesto/Divulgação)

Com texto inédito de Victor Nóvoa e direção de Kiko Marques, ganhador do prêmio Shell, APCA, Aplauso Brasil e Qualidade Brasil pelo espetáculo CAIS ou da Indiferença das Embarcações, e também ganhador do APCA por Sínthia, o espetáculo Insones reestreia no TUSP – Teatro da USP, quinta-feira (25), às 21h. As sessões ocorrem de quinta a domingo até 26 de maio.

O elenco reúne atores de diferentes trajetórias no teatro, Fani Feldman, Helena Cardoso, Paulo Arcuri e Vinícius Meloni – indicado ao prêmio Shell em 2011 por sua atuação em Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso do Teatro de Narradores. Para compor o jogo entre luz e cenário estão Eliseu Weide e Marisa Bentivegna. Os figurinos são assinados por Ozenir Ancelmo e Ana T. e a trilha sonora por Carlos Zhimber.

Em Insones, quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história se mantém por um fio tênue, porém mais importante que a trama são os estados gerados por esse mundo em funcionamento contínuo no qual habitam os personagens. Essas figuras fazem emergir questões fundamentais em nossos dias, como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.

O mundo sem sombras, que explode em violência de tempos em tempos em Insones, carrega traços em comum com outras peças de Victor Nóvoa, como Condomínio Nova Era e Entre Vãos – desenvolvidas com seu coletivo A Digna – e Verniz Náutico para Tufos de Cabelo, que tratam da mercantilização das relações humanas que se dá de diferentes maneiras em nossa sociedade. “É um engano estrutural achar que consumimos coisas, é o tempo que se comercializa. Por isso estamos soterrados por um fluxo incessante de estímulos. Não querem que paremos nem por um instante. Dormir é profanar a liturgia do mercado,” diz o dramaturgo.

O diretor Kiko Marques assume o estilo de escrita não linear de Victor Nóvoa permitindo a abertura de inúmeras camadas de significação do texto.O projeto de montagem da peça foi impactado pela leitura de obras como 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono de Jonathan Crary e Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han, que trazem reflexões sobre os dispositivos de poder na vida contemporânea.

A montagem foi contemplada pelo PROAC 01/2017. Na cidade de São Paulo, o espetáculo fez três temporadas de sucesso de crítica e público em 2018: no SESC Pinheiros, no teatro Sérgio Cardoso e no Teatro de Contêiner Mungunzá, além de apresentações nos SESCs São Caetano, São José dos Campos, Santos e Campinas. Em 2019 o espetáculo circula o interior de São Paulo pela Viagem teatral SESI e faz temporada no TUSP de 25 de abril a 26 de maio.

Serviço

Insones – Reestreia dia 25 de abril no TUSP – Teatro da USP.

  • Temporada: De 25 de abril a 26 de maio de 2019 – Quintas, sextas e sábados às 21h
  • Domingos às 19h.
  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Duração: 55 minutos.
  • TUSP – TEATRO DA USP – Sala Multiuso – Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Últimas - notícias

Orelhas & Tiaras

Play
Play
Play
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Podcast

SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
SP AGORA - O melhor conteúdo de São Paulo
As últimas notícias de São Paulo e do Brasil.
As manchetes dos principais jornais do país
by SPAGORA

Você vai ouvir na voz do repórter Paulo Édson Fiore as manchetes dos principais jornais brasileiros.

As manchetes dos principais jornais do país
Comandante da PM afasta policial após ele apreender carro de vereadora
As manchetes dos principais jornais do país

Outras - notícias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest