Peça “Já nascemos mortos…” representa o Brasil no Chile

Espetáculo brasileiro terá reestreia durante festival.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Espetáculo terá reestreia no Chile (Sissa Oliveira e Orlando de Souza/Divulgação)

O Coletivo Cultural Sankofa irá representar o Brasil no Entepach 24 vérsion, encontro de teatro que ocorrerá este mês, no Chile. Com concepção e direção de Anderson Maciel, “Já nascemos mortos…” parte da hipótese real de que homossexuais e transexuais já nascem com sua sentença de morte anunciada, simplesmente por serem quem são.

Nesta perspectiva, a institucionalização da homofobia é legitimada diariamente pela família, pela escola e pelo Estado. “Quando nos calamos para o apedrejamento, para o gatilho puxado, para a paulada, escolhemos um lado, mesmo que não seja feito pelas nossas mãos”, dispara Anderson Maciel, que, para chegar ao resultado deste espetáculo, baseou-se em notícias de crimes homofóbicos e depoimentos.



Segundo Ellen de Paula, atriz do espetáculo, “é de extrema urgência denunciar a violência contra os corpos LGBTQI+ no Brasil e para fora do território nacional. A importância de participar desse encontro internacional é de dialogar com outras vozes, sobretudo da América Latina, como possibilidade de articulação política por meio da arte”. 

O espetáculo que estreou em 2016 traz para a cena a urgência de discutir a violência contra a população LGBTQI+ no Brasil. 

O Coletivo reestreia o espetáculo no Chile e retorna a Brasil com temporada e circulação gratuita na cidade de São Paulo, com apoio da Secretaria de Cultura, por meio do prêmio da 15ª edição do edital do Programa VAI. 

(Sissa Oliveira e Orlando de Souza/Divulgação)

Ficha Técnica

  • Concepção e Direção: Anderson Maciel 
  • Intérpretes Criadores: Augusto de Sousa, Ellen de Paula, Jonas Bueno, Rodrigo Mar e Tata Ribeiro
  • Textos: O Coletivo 
  • Figurinos e Cenografia: Marcia Novais e Sissa de Oliveira 
  • Trilha Sonora: Uelinton Seixas
  • Desenho de Luz: Betto Severo  
  • Fotografia: Sissa Oliveira e Orlando de Souza

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas