Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Estado oferece curso on line sobre tecnologia

(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Que tal aprender de forma rápida e simples a criar uma programação capaz de acender luzes automaticamente, acionar motores, disparar alarmes e até mesmo tocar um piano a distância? O Centro Paula Souza (CPS) acaba de lançar o curso livre online gratuito de Arduíno.

Com duração de 30 horas, divididas em quatro módulos, o curso conta com videoaulas que apresentam o passo a passo para a realização de experimentos com o dispositivo, abordando desde os componentes do hardware e sua linguagem de programação, até como fazer a aplicação e o projeto final.

O interessado pode se inscrever e estudar a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo. Basta acessar o site em um computador conectado à internet e se cadastrar com login e senha. Ao final do curso, é feita uma avaliação online para emissão de certificado.

Objetos inteligentes

O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de baixo custo e hardware livre composto por uma placa única. Por ser barato, eficiente e fácil de programar, é muito utilizado por estudantes e entusiastas de tecnologia interessados em criar um ambiente de interação entre diversos tipos de objetos.

É possível usar o Arduíno, por exemplo, para automatizar eletrodomésticos ou o sistema de irrigação de um jardim, controlar robôs, criar brinquedos e novos equipamentos. Para funcionar, basta conectar o dispositivo ao computador por meio de um cabo USB e configurar sua própria programação, que pode ser combinada a outros acessórios, como displays, leds e sensores.

Cursos livres online

Este é o décimo curso livre lançado pelo Centro Paula Souza na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). As outras nove formações são Autocad, Canvas, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas.

Os conteúdos são dinâmicos, com várias leituras, reflexões, vídeos, jogos, avaliações e exercícios. Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS já soma cerca de 150 mil inscritos. Além dos cursos livres, o CPS oferece outras modalidades de Educação a Distância em diferentes níveis. Conheça as opções:

Cursos técnicos – modalidade aberta

São três cursos com duração de três semestres: Administração, Comércio e Secretariado. As aulas são transmitidas pela web e podem ser acessadas via smart TV, computador, celular ou tablet.

O estudante é responsável pelo seu próprio aprendizado, de forma autoinstrucional, organizando seu cronograma de estudos. Somente os exames para aprovação de módulo são presenciais e ocorrem semestralmente. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe diploma de técnico. Os livros e os vídeos estão disponíveis na internet.

Cursos técnicos semipresenciais e online

O Centro Paula Souza conta ainda com os cursos de Administração, Comércio, Eletrônica, Guia de Turismo, Secretariado e Sistemas de Energia Renovável nas modalidades online ou semipresencial. O ingresso nessas opções se dá por meio do Vestibulinho.

EJA online

Outra iniciativa do CPS é o Ensino Médio EJA online. A formação é voltada a pessoas maiores de 18 anos que pretendem ingressar em um curso técnico ou no Ensino Superior mas ainda precisam obter a certificação de nível médio. A versão completa do supletivo online tem duração de três semestres. Apenas os exames para aprovação de módulo são presenciais. Confira!

*Conteúdo do Governo do Estado de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by