São Paulo

Feriado de 9 de Julho: confira o que abre e fecha em São Paulo

Dia da Revolução Constitucionalista altera horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos.

O feriado de 9 de julho, que acontece na próxima terça-feira (9), celebra a Revolução Constitucionalista de 1932, e impacta o funcionamento de diversos serviços e estabelecimentos no estado de São Paulo. Esta data histórica, instituída como feriado estadual em 1997, é marcada por homenagens aos paulistas que lutaram contra o governo de Getúlio Vargas, exigindo uma nova Constituição para o Brasil​​. Confira abaixo o que abre e fecha em São Paulo.

Feriado de 9 de Julho: Veja o Que Abre e Fecha no Estado de São Paulo
Dia da Revolução Constitucionalista altera horário de funcionamento de serviços e estabelecimentos(Nivaldo Lima – SP Agora)

Serviços Públicos e Atendimento ao Cidadão

Os postos do Poupatempo e Detran-SP não funcionarão no dia 9 de julho. As unidades retomam o atendimento no dia seguinte, 10 de julho. Serviços de emergência, como hospitais e delegacias, continuam operando normalmente. Já as repartições públicas, incluindo as unidades administrativas do governo estadual, permanecerão fechadas​.

Transporte Público

Siga nosso canal no Whatsapp

O sistema de transporte público, como ônibus, trens e metrô, operará com horários reduzidos e escalas de feriado. Os passageiros devem verificar os horários específicos no site das operadoras de transporte para evitar transtornos durante seus deslocamentos.

Bancos e Correios

As agências bancárias não abrirão no feriado, retomando o atendimento na quarta-feira. Os serviços online e de autoatendimento estarão disponíveis para operações essenciais. As agências dos Correios também não funcionarão no dia 9, reabrindo normalmente no dia seguinte​​.

Comércio e Lazer

Os shoppings centers e centros comerciais têm horários variados. A maioria das lojas abre em horário reduzido, enquanto áreas de alimentação e lazer, como cinemas e restaurantes, podem operar em horários normais ou especiais. Supermercados e mercados de bairro, em geral, abrem, mas é aconselhável conferir com antecedência o horário de funcionamento da unidade mais próxima​.

Educação

As escolas e universidades, tanto públicas quanto privadas, estarão fechadas durante o feriado. As atividades acadêmicas retomam na quarta-feira, 10 de julho.

Lazer e Cultura

Museus, parques e centros culturais podem ter programação especial ou horários reduzidos. A população é incentivada a participar das atividades comemorativas do Dia da Revolução Constitucionalista, muitas vezes promovidas em pontos turísticos e históricos como o Obelisco do Ibirapuera, que é um marco da revolução​.

O feriado de 9 de julho é uma oportunidade para relembrar um capítulo importante da história de São Paulo e do Brasil, além de oferecer um momento de descanso e reflexão para os paulistas. Fique atento aos horários e programe-se para aproveitar o dia da melhor maneira possível.

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios