Fim de ano pode gerar 7% mais vagas temporárias
Por Flávia Albuquerque
- Horário de verão vai voltar? Saiba mais detalhesONS recomenda retorno do horário de verão para economizar energia e aliviar a pressão sobre o sistema elétrico.
- Incêndio em viaduto causa transtorno no trânsito da Av 23 de Maio em São PauloFogo atinge viaduto Condessa de São Joaquim e interdita a Avenida 23 de Maio, causando grandes congestionamentos.
- Filme sobre travessia épica de Amyr Klink chega aos cinemas em 2025“100 Dias” narra a jornada de Amyr Klink, que atravessou o Atlântico em um barco a remo, com estreia prevista para 2025.
- Botafogo e São Paulo terminam empatados pela LibertadoresBotafogo pressiona, mas São Paulo resiste e jogo de ida das quartas de final da Libertadores termina sem gols.
- Rede social X burla bloqueio e volta a funcionar no BrasilAtualização no aplicativo permite que usuários brasileiros acessem a rede social X, apesar do bloqueio judicial.
O número de vagas temporárias no estado de São Paulo deve crescer 7% no comércio no período da Black Friday, em novembro, e no Natal, as duas principais datas para o comércio no fim de ano, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.
Os setores que devem contratar mais são vestuário (lojas de roupa, sapatos e acessórios), eletrônicos, restaurantes e cosméticos.
A previsão da Confederação Nacional dos Dirigentes de Lojas (CNDL) é a de que até o fim do ano sejam abertas 40 mil vagas temporárias a mais na comparação com 2018.
Saque do FGTS
“O intuito do lojista é fazer a contratação de 4 a cada 10 colaboradores temporários. Outro ponto favorável é o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que pode gerar um aumento nas vendas, uma vez que esse dinheiro extra pode ser considerado um valor a mais na conta do consumidor”, explicou o presidente da federação, Maurício Stainoff.
Quando se avalia a região metropolitana de São Paulo, em Diadema a expectativa é a de aumento de 7% para as novas contratações.
“A recolocação no mercado de trabalho é o principal motivo da busca por vagas, visto que as oportunidades de emprego podem ser maiores no Natal, seguido da Black Friday”, disse o presidente da entidade, Marcos Vicente.