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Franquias Inusitadas: de Soluções Para Multas a Quartos de Bebê

O franchising registrou crescimento de 8% no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade que representa franquias. O faturamento do setor atingiu R$160 bilhões.

Redes de Saúde, de Beleza e de Bem-Estar foram as que mais se destacaram, com crescimento de 12,1% no faturamento. Já o segmento de Hotelaria e Turismo aumentou 9,7%, enquanto o de Serviços – que inclui também outros negócios, cresceu 9,2%.

Atualmente, entre as 2.845 marcas em operação no Brasil no mercado de franquias, 28,3% são da área de alimentação e 21,7% de Saúde, Beleza e Bem-Estar. No entanto, há espaço no mercado para redes que fogem do tradicional, com negócios inovadores.

Veja abaixo algumas empresas inovadoras, inusitadas, que se tornaram franquias:

Mister Multas
Criada em 2017, a Mister Multas é uma empresa especializada em soluções para quem está com problemas com a carteira de habilitação e multas de trânsito. De Tatuí, interior de São Paulo, a empresa conta com seis unidades atualmente. O investimento inicial para abertura é a partir de R$79 mil, com tempo médio de retorno previsto para nove meses.

Clube de Permuta

É uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral. A empresa começou em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no ano de 2012 e entrou para o mercado de franchising em 2015. Com doze unidades em atividade, já movimentou mais de R$70 milhões em negociações e conta com cerca de 550 associados. Para se tornar um franqueado, é preciso investir a partir de R$100 mil, mas o valor varia de acordo com o tamanho da cidade. O tempo de retorno é de 16 a 22 meses.

Precatórios
Criada no primeiro trimestre de 2016, a Franquia de Precatórios tem como lógica de mercado a negociação e compra de precatórios a valores competitivos e passíveis de investimentos futuros. Única em seu segmento, a Franquia de Precatórios trabalha a compra de precatórios federais. A comercialização de precatórios está em crescimento constante, anualmente são expedidos 80 mil novos precatórios. Atualmente a rede conta com 130 franqueados e movimentou R$12 milhões em 2017. A taxa de franquia é de R$20 mil, podendo ser paga em 4 parcelas semestrais. O tempo para retorno do investimento fica entre 3 a 6 meses.
PremiaPão
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que vende espaços publicitários em sacos de pão. Com 269 unidades espalhadas por todo o país, a rede se notabiliza por sortear prêmios para quem adquire os sacos de pão. Na prática, o franqueado deve buscar novas empresas para vender os espaços publicitários. Exclusivamente em modelo home based e um investimento inicial a partir de R$ 8 mil e tempo médio de retorno de um a quatro meses, a PremiaPão ganhou forte destaque devido a sua versatilidade e sua lucratividade.
Nutrimais
Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 150 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. Até o momento, conta apenas com um modelo de negócio, o de vendas porta a porta. A vantagem de se tornar um franqueado é o baixo valor de investimento inicial, que é de R$35.900 e já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo de retorno desse valor é de três a seis meses.
Quinta Valentina

Fundada em 2010 na cidade de Goiânia, a Quinta Valentina é uma rede que comercializa sapatos femininos no modelo de venda direta e home based. A marca que entrou para o franchising em 2014 vende os calçados em uma mala customizada que comporta até 15 sapatos.
No modelo venda direta, a consultora e a cliente agendam o melhor horário e os calçados são levados até a consumidora. Atualmente a franquia conta com mais de 300 franqueadas espalhadas por todo o Brasil.
Em 2017, o negócio atingiu R$ 13 milhões em faturamento.  Para este ano, a marca criou um novo modelo de negócio, o Office. Trata-se de um estúdio em que a cliente é recebida (foto) e tem a disposição uma quantidade maior de produtos, com itens pré-selecionados de acordo com o gosto daquela cliente, num atendimento personalizada que inclui até massagem nos pés. Com este novo modelo, a Quinta Valentina planeja abrir mais dez unidades até o fim do ano.

Ceofood
Lançada em março de 2018, a Ceofood é uma franquia de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes. Com modelos, exclusivamente, em home based, a franquia é ideal  para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida.

Lilibee

Fundada em 2011, a Lilibee é especializada em quartos e enxovais personalizados para bebê e criança, itens de maternidade e primeira infância. A rede tem quatro lojas em São Paulo, um e-commerce e entrou para o universo do franchising este ano, com a meta de abrir 50 novas unidades.

A expansão prevê abertura de franquias da Lilibee, incialmente, em Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba, no interior do Estado, e Santo André, no ABC paulista. O projeto prevê crescimento em espiral, a partir de São Paulo.
A Lilibee já projetou cerca de dois mil quartos e tem no mostruário mais de três mil itens, incluindo peças que valorizam e humanizam a gestante, como calças jeans e de moletom, legging em couro ‘fake’ e blusas para amamentar. Além de projetos personalizados, a franquia também tem produtos de decoração e enxoval à pronta entrega.

A rede, que projeta faturar R$ 12 milhões neste ano, é comandada pelos empresários Fabio Branco e Dani Mataresi. Os dois fundaram a empresa depois de vivenciar a gravidez da primeira filha.
A Lilibee investiu em criações para oferecer à gestante peças exclusivas que valorizam esse momento especial da família.

Formado em Jornalismo pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Já atuou como repórter nas três maiores redes de televisão do Brasil, sendo a Record TV de São Paulo a última delas. Também trabalhou em rádio, em jornal impresso e em assessoria de marketing e de imprensa.

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