Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Horário de verão começou às 0h; Celulares atualizaram automaticamente

(Arquivo/Agência Brasil)

A partir da zero hora deste domingo (4), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal passam a seguir o horário de verão. O relógio vai ficar adiantado em uma hora até 15 de fevereiro de 2019.

Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

O SindiTeleBrasil, Sindicato das operadoras de celular, informou à Folha de S. Paulo que os smartphones devem ser atualizados automaticamente. Apenas os aparelhos que estiverem com o modo data/hora manual podem não ser atualizados.



O Ministério de Minas e Energia explica que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

*com informações da Agência Brasil

Deixe seu comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificação de
1
×
Fale agora com nossa equipe!