Ilhas do Pacífico podem desaparecer por conta do aumento do nível do mar, alerta ONU
Chefe da ONU destaca a urgência de ações contra o aquecimento global para salvar nações insulares
O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta urgente sobre a rápida elevação do nível do Oceano Pacífico, que ameaça a existência de várias ilhas e nações insulares. Em um discurso recente, Guterres destacou que o aquecimento global está acelerando o derretimento das calotas polares e das geleiras, resultando em um aumento significativo do nível do mar.
![Ilhas do Pacífico podem desaparecer por conta do aumento do nível do mar, alerta ONU 11 Ilhas do Pacífico podem desaparecer por conta do aumento do nível do mar, alerta ONU](/wp-content/uploads/2024/08/Ilhas-do-Pacifico-podem-desaparecer-por-conta-do-aumento-do-nivel-do-mar-alerta-ONU.jpg)
De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o nível do mar subiu cerca de 15 centímetros no século XX e a taxa de elevação está aumentando. Se as emissões de gases de efeito estufa continuarem no ritmo atual, o nível do mar pode subir até um metro até o final deste século. Esse aumento coloca em risco a sobrevivência de nações insulares como Tuvalu, Kiribati e as Ilhas Marshall, que já estão enfrentando inundações frequentes e erosão costeira.
Guterres enfatizou a necessidade de ações imediatas e coordenadas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “Estamos em uma corrida contra o tempo para salvar essas nações e proteger milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras vulneráveis”, afirmou. Ele pediu aos líderes mundiais que intensifiquem seus esforços para reduzir as emissões de carbono e adotem políticas de adaptação e resiliência climática.
Além das ameaças físicas, o aumento do nível do mar também tem implicações sociais e econômicas significativas. Comunidades inteiras podem ser deslocadas, resultando em crises humanitárias e perda de culturas e tradições. A ONU está trabalhando em parceria com governos locais e organizações internacionais para desenvolver estratégias de adaptação que incluam a construção de infraestruturas resilientes e a restauração de ecossistemas costeiros.