São Paulo

Deputado cobra recriação de Institutos Públicos de Pesquisa

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) cobrou a recriação de Institutos Públicos de Pesquisa, extintos nos últimos anos pelo Governo do Estado de São Paulo. Em discurso na Assembleia Legislativa (Alesp), Giannazi leu um artigo divulgado pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) e solicitou que cópia do texto fosse enviada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Nós temos que recriar os Institutos de Pesquisa. Isso é muito fácil de ser feito, basta haver interesse político, de fato, do governador. Ele tem que mostrar que ele não é um negacionista, um bolsonarista da extrema direita, que acredita em terra plana e cloroquina”, disse.

Após a tragédia no litoral, com dezenas de mortes, a APqC se posicionou publicamente, dizendo que a extinção de órgãos públicos de pesquisa nos últimos anos, como o Instituto Geológico, Instituto Florestal, Instituto de Botânica e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), compromete a resposta do Estado diante de catástrofes.  

“O papel dos Institutos Públicos, como o Geológico, é produzir conhecimento e gerar informações que possam, de maneira preventiva, ajudar a proteger a sociedade deste tipo de desastre, além de atuar diretamente nos locais já afetados”, disse Helena Dutra Lutgens, vice-presidente da APqC, em nota à imprensa. 

Siga nosso canal no Whatsapp

O discurso completo do deputado está no vídeo abaixo.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios