Imagens mostram nave da Nasa pousando em Marte

Robô pousou em segurança no planeta

A Nasa divulgou o primeiro vídeo do robô Perseverance durante pouso histórico em Marte no último dia 18. Nas imagens, é possível ver o momento exato que ele abre o paraquedas e toca o solo do planeta em segurança.

Durante o vídeo, é possível ouvir um dos cientistas que coordenam a missão:

Notíciasrelacionadas

“Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”.

O Perseverance é uma missão que pousou em Marte na última quinta-feira (18), sete meses depois de ter partido da Estação Aérea de Cabo Canaveral, localizado na Flórida.

A estrutura pousou na cratera de Jezero, um antigo lago marciano, e passará dois anos em busca de sinais concretos de vida microbiana passada no planeta. Parte do material encontrado deve vir à Terra para passar por pesquisas.

O robô tem 19 câmeras e o Ingenuity, nave semelhante a um helicóptero que conduziu sua aterrissagem, tem mais quatro.

Objetivos da missão

Se todo esse trabalho dos engenheiros acontecer conforme o planejado, o veículo da Agência Espacial Europeia, pode começar sua jornada para o planeta vermelho em 2026, pousando em 2028 e ajudando a entregar as amostras de volta à terra em 2031.

Os cientistas querem saber como era Marte bilhões de anos atrás, quando tinha rios, lagos e oceanos que podem ter permitido que organismos simples e minúsculos florescessem antes do planeta se transformar no mundo desértico que é hoje.

*Com TV Cultura

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade.

Notícias relacionadas

Orelhas & Tiaras

Mais - recentes

São Paulo