Índia supera 400 mil casos de covid-19 em 24 horas

Índia tenta acelerar vacinação em adultos, apesar de falta de doses. Alemanha e EUA enviam equipamentos e oxigênio.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Índia supera 400 mil casos de covid-19 em 24 horas
Número oficial de mortos por covid-19 supera 211 mil (Reprodução redes sociais)

A Índia registrou neste sábado (01) 401.993 infecções em 24 horas, um novo recorde mundial, enquanto tenta fazer frente à alta dramática de casos, ampliando seu programa de vacinação para todos os adultos, apesar de muitos estados não terem doses suficientes para atender à demanda.

O país enfrenta uma alta dramática de contágios numa segunda onda infecções que sobrecarrega o sistema de saúde, principalmente na capital, Nova Déli. As mortes em decorrência ao coronavírus ultrapassaram oficialmente 200 mil nesta semana, e acredita-se que o número real de mortos seja muito maior.

Os novos casos diários ultrapassaram a marca de 300 mil em nove dias seguidos.

Ao todo, foram registradas oficialmente mais de 19,16 milhões de infecções por covid-19 na Índia, o segundo maior número de casos no mundo, depois dos EUA. A cifra oficial de mortos em consequência do vírus subiu neste sábado em 3.523, chegando a 211.853.

Alemanha envia ajuda à Índia

Mais de 40 países se comprometeram a enviar ajuda médica. Um avião A350 da Força Aérea da Alemanha está levando 120 respiradores e medicamentos para a Índia.

Uma aeronave militar dos EUA transportando mais de 400 cilindros de oxigênio, outros equipamentos hospitalares e quase um milhão de testes rápidos de coronavírus chegou a Nova Déli na sexta-feira.

Apesar de ser o maior fabricante mundial de vacinas, a Índia continua com falta de doses, devido à escassez de insumos.

Alerta

Um grupo de consultores científicos criado pelo governo indiano havia alertado no início de março para a disseminação de uma nova e mais contagiosa variante de coronavírus. Críticos dizem agora que as autoridades ignoraram os apelos para impor restrições para impedir a propagação do vírus. Em vez disso, milhões de pessoas sem máscara compareceram a festivais religiosos e eventos políticos nos últimos dois meses.

Incêndio em hospital

Pelo menos 18 pessoas morreram em um incêndio em uma ala de covid-19 em um hospital no estado de Gujarat, no oeste da Índia, incluindo 16 pacientes e duas enfermeiras. O fogo atingiu a unidade de terapia intensiva do hospital Patel Welfare, na cidade de Bharuch. De acordo com as investigações preliminares, um curto-circuito teria sido a causa da tragédia.

Vários acidentes ocorreram recentemente em hospitais no país, alguns deles possivelmente causados ​​por explosão de tanques de oxigênio. Há pouco mais de uma semana, 13 pacientes com covid-19 morreram em um incêndio na UTI de um hospital perto de Mumbai. Poucos dias antes, 22 pacientes com coronavírus morreram em outro hospital no estado de Maharashtra, devido à falta oxigênio provocada por um defeito.

*Com informações da DW

Compartilhe notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas