Zelensk diz que mundo precisa aprender “como evitar este tipo de guerra”

Presidente da Ucrânia falou ao Fórum Econômico Mundial

Volodymyr Zelensky abriu o Fórum Econômico Mundial nesta segunda-feira (23). Em Davos, na Suíça, o presidente da Ucrânia apelou que os demais líderes mundiais trabalhem na criação de mecanismos que impeçam novas guerras. O evento deste ano proibiu a participação da Rússia, que atualmente invade a nação vizinha.

“Vemos que o mundo escuta e acredita na Ucrânia, mas precisamos aprender a como prevenir esse tipo de guerra no futuro. Não esperem que a Rússia use as armas químicas, biológicas e nucleares. Protejam a liberdade, para que a Rússia e qualquer outro país do mundo que pense em invadir seu vizinho tenha sanções imediatas”, afirmou o ucraniano em seu discurso.

Volodymyr Zelensky tem a imagem projetada em um telão durante o Fórum Econômico Mundial
(Sikarin Fon Thanachaiary/World Economic Forum)

Para Zelensky, “é preciso que haja um precedente de punição aos agressores. Se o agressor perder tudo, isso será o preço que terminará com a motivação para que comece ou continue uma guerra. O mundo ainda não tem as ferramentas prontas para isso. A motivação para nós é muito simples: a humanidade deveria ter as ferramentas para se proteger contra a fome”.

O presidente ucraniano concluiu que seu país precisará de pelo menos US$ 5 bilhões (cerca de R$ 24,4 bilhões na cotação atual) mensais para se reconstruir após o fim do conflito. Autoridades da União Europeia (UE) já estimaram o valor em trilhões de euros.

Você usa o Telegram?

Entre em nosso canal no Telegram e receba nossas atualizações de notícias direto no seu celular. Basta clicar aqui

Compartilhe notícia

Artigos Relacionados

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.