Anotações Promocionais do Gmail: Como elas podem ajudar o seu e-commerce?

Por Vinicius Correa

Pouco divulgado pelo Google, o recurso de anotações promocionais do Gmail pode ser uma ferramenta interessante para gestores de e-commerce. De forma resumida, ele serve para dar destaque em cupons de desconto em campanhas de e-mail marketing. Os dados e informações do conteúdo disparado são exibidos junto a linha de assunto, mesmo antes de o cliente abrir a mensagem. 

Criado em 2004, o Gmail possui um sistema muito interessante baseado em nuvem que tem ganhado o gosto dos usuários há alguns anos. No mundo, existem mais de 1,5 bilhão de pessoas que usam a plataforma de forma ativa. Deste montante, cerca de 10 milhões estão no Brasil. E esta quantidade não para de crescer. 

Por isso, quando se trata de e-commerce, esta é uma ferramenta que deve ser observada pelas empresas. Sobretudo, por pertencer ao universo do e-mail marketing, que tem sido uma alternativa para as lojas virtuais em tempos de inflação de Ads no mercado. 

Esses dias, ouvi um importante empresário do setor fazer o seguinte questionamento: Você já viu preço de Ads cair? Certamente não. Por isso, é importante que os donos de negócios tenham a consciência de criar uma base de contatos própria, para não ter o seu projeto construído em “terreno alugado”. 

Voltando ao tema das anotações promocionais, vale dizer que só funcionam para usuários do próprio Gmail e em dispositivos móveis. Ou seja, quando a caixa de e-mail é aberta em Desktop, o recurso não funciona. 

Não caberia fazer um tutorial sobre como utilizar a ferramenta. Ficaria cansativo e este não é o objetivo do artigo. Portanto, agora que você já sabe para o que servem as anotações promocionais do Gmail, vale elencar algumas dicas, caso queira se aprofundar no tema. 

A primeira delas é sempre buscar informar a data do término de uma promoção ao usar este sistema. Ao fazer isso, o algoritmo do Google entende que a sua mensagem deve ser alocada na aba de “Principais Recomendações”. Ou seja, há uma priorização no conteúdo. 

A segunda é a atenção. Use sempre cupons que realmente estão ativos. O poder de entrega deste mecanismo é muito interessante e, dada a maior visibilidade, é preciso não frustrar o cliente. 

A terceira – relevante para qualquer loja virtual – diz respeito a reputação do seu domínio. Por isso, procure sempre ter uma base de contatos limpa e jamais compre mailings. Fazendo isso, você evitará que as suas mensagens caiam no Spam.   

Bons negócios!

Vinicius Correa é CEO da Mailbiz.

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